BLOGS:
Shadow

Valorize seu projeto DIY com a pintura de giz

Os adeptos do movimento DIY (do-it-yourself) conhecido como faça você mesmo ou aqueles que gostam de casas estilo fazenda moderna, já devem ter escutado falar da tinta de giz. A tinta de giz é uma tinta para decoração de aparência de giz e fosca, sendo uma das escolhas mais populares para dar vida a móveis e decorações com um estilo vintage, rústico ou chique gasto, por conta do acabamento sedoso e fosco. Mas temos que ter cuidado para não confundir a pintura de giz com a tinta para quadro-negro, onde é criada uma superfície para ser escrita com giz.

O que é a pintura de giz?

A Chalk paint também conhecida como tinta de giz ou pintura de giz, se trata de uma tinta à base de produtos naturais, ou seja, é derivada do giz e livres de acrílicos e outros componentes químicos. Dessa forma o que diferencia esta tinta das demais é o seu produto principal que é o giz.

Por ser uma tinta à base de giz, se torna ideal para superfícies em madeira e moveis. A pintura a giz permite que a superfície pintada preserve a autenticidade e respire, conservando sua textura, porosidade e maciez. Ainda que esse tipo de pintura seja recomendado para usar em móveis e ambientes internos, também existe a versão para acabamentos em ambiente externo, essa versão recebe filtros UV, assim como são resistentes a umidade.

Quais os benefícios da pintura a giz?

O maior benefício da tinta a giz é que ela não contém componentes tóxicos ou produtos químicos, como os outros tintas, tornando-se ideal para pinturas em espaços infantis bem como para aqueles que não querem agredir o meio ambiente.

A tinta é composta por giz e dessa forma sendo natural, a pintura pode ser aplicada em áreas internas com má ventilação, podendo ser aplicada em todas as superfícies. A tinta proporciona um acabamento agradável e fosco, sendo a escolha mais popular para decorações e pintura vintage.

Outro benefício que esse tipo de pintura merece destaque é que a superfície que receberá a tinta não precisa ser tratada com antecedência, como lixar ou receber uma mão de primer. O produto pode ser utilizado diretamente na superfície como ela está.

Chalked paint da Rust-oleum

A Rust-Oleum é fabricante da linha chalked, Rust-Oleum Chalked Tinta à base de água sendo ideal para pintar móveis mate, com acabamento fosco, rejuvenescendo objetos decorativos e móveis, a linha segue a tendência das cores em decoração, com uma paleta que predomina tons neutro e pastel. A tinta pode ser aplicada para dar um aspecto de pintura vintage ou como acabamento final.

A chalked paint da rust-oleum pode ser aplicada em lonas, cerâmicas, vidros, metais, madeira e outras superfícies, a tinta conta com uma cobertura e aderência perfeitas, cobrindo a superfície com uma única demão, a tinta não precisa ser preparada previamente, já vem pronta para uso.

No mercado brasileiro existem oito cores disponíveis para ambiente exterior e 13 cores para ambiente interior: cinza envelhecido, cinza campestre, branco linho, azul sereno, rosa pálido e carvão, que podem ser aplicadas com pincel ou escova.

Além da versão com aplicação em escova ou pincel a rust-oleum chalked apresenta a linha de tinta em aerossol que é a base de solvente, por ser de fácil aplicação se torna ideal para retoques e superfícies pequenas. As cores disponíveis que a rust-oleum chalked nos apresenta na versão aerossol estão em 12 cores: creme, branco linho, azul calmo, azul costeiro, verde lago, rosa pálido, vermelho campestre, cinza envelhecido, cinza fazenda e carvão. É possível mudar as tonalidades da sua tinta ou fazer novas cores misturando com tintas acrílicas de tubo, a bases de fundo da rust-oleum estão disponíveis na versão clara e escura.

Por ter uma característica mais desgastada, a tinta de giz é uma ótima opção para quem deseja acrescentar charme, personalidade vintage e romantismo, sendo utilizada com frequência nesses tipos de decorações.

Votos: 19 | Pontuação: 4.3

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *