Segunda-feira, Julho 25BLOGS
Shadow

Dicas para comprar a melhor ração para gatos

Todo dia é dia de festa quando temos um bichano por perto. Não é verdade? Resistir a esses pequenos, fofos e peludos felinos é, na verdade, uma tarefa quase que impossível. 

Porém, ao mesmo tempo que é divertido, cuidá-los da forma correta não é tão simples como parece. Pelo contrário, esse é um momento que exige atenção em alguns pontos, principalmente, na alimentação fator muito importante para que eles possam crescer saudáveis.

Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te passar algumas dicas para comprar a melhor ração para gatos. 

Elaboramos uma lista completa com alguns aspectos que devem ser considerados para que você possa fazer a melhor escolha. 

Entenda porque a alimentação é um fator muito importante para que eles possam crescer saudáveis

Assim como acontece com nós humanos, a alimentação também  influencia diretamente na saúde do seu bichano. 

A grande verdade é que uma rotina alimentar saudável e balanceada traz diversos benefícios para os gatinhos, incluindo:

  • Maior longevidade
  • Bem-estar
  • Prevenção de doenças
  • Pelagem bonita e saudável 
  • Qualidade no trato intestinal 
 ração para gatos

Dentre as opções disponíveis no mercado, a alimentação baseada na ração para gatos é a opção mais recomendada. 

Isso devido ao fato dela, em geral, ser constituída por carnes e outras fontes de proteína animal, carboidratos e fibras provenientes de grãos e cereais, e frutas, legumes e verduras, além do enriquecimento vitamínico e mineral.

Porém, como você já deve saber, no mercado existe uma infinidade de tipos de ração, que variam de marca, sabor ou ainda a fase em que seu gatinho se encontra. 

Pensando nisso, é extremamente importante avaliar diversos aspectos antes da compra. Para te ajudar, abaixo listamos alguns aspectos que devem ser considerados antes de fazer a escolha do melhor tipo de ração para gatos. 

Como escolher a melhor ração para gatos

Bom, o primeiro ponto que você precisa considerar antes de comprar a ração para seu peludinho é que não é recomendado escolher o primeiro tipo de ração  que encontrar pela frente

Isso porque como você já deve saber, esses animaizinhos são muito exigentes. Fazer isso somente fará você perder tempo e dinheiro. 

Pensando nisso, antes de sair escolhendo qualquer opção faça testes com diferentes tipos, analisando sempre com qual seu gato se adapta melhor. 

Claro, também tenha paciência durante esse processo, já que seu bichano tem seu próprio tempo. 

Verifique também a composição nutricional do alimento e, se possível, fale também com um veterinário de sua confiança. 

Fazer a escolha da ração de acordo com a idade também é um ponto considerado essencial. Pensando nisso, no próximo tópico mostraremos as principais características a serem consideradas no momento da escolha. 

O que escolher em cada fase do bichano 

Para os gatos filhotes que estão juntos da sua mãe, o aconselhável é que a alimentação seja exclusivamente com leite materno. 

Após esse período já é indicado a introdução de ração para gatos filhotes do tipo úmida, que permite maior facilidade na mastigação. 

E para evitar que o seu peludo fique mal acostumado com esse tipo de ração, o ideal é mesclar os dois tipos: seca e úmida. 

Aqui é importante lembrarmos que essa modalidade de ração possui os nutrientes necessários para que seu gato cresça forte e saudável.

À medida que o seu gato for ganhando mais idade, as necessidades dele também irão mudar e, por isso, sua ração também precisa ser diferente. 

Na fase adulta, a ração indicada é aquela que se possível de fornecer menos energia e gordura que precisam.

Além disso, outra característica dessa ração são os grãos que devem ser maiores, mais agradáveis, fornecendo assim, uma melhor mastigação para o gato.

A ração para gatos idosos já conta com características próprias para os gatos nessa idade. Esse tipo de ração deve oferecer outros nutrientes e uma quantidade diferente de proteínas, ideias para animais menos ativos no cotidiano. 

Além disso, esse tipo de ração deve ser bem mais palatável para os gatos que já não conseguem mais mastigar com facilidade.

Ração para gatos castrados deve ser diferenciada?

Pensando nesse perfil, o segmento de nutrição animal passou a disponibilizar a um tipo de ração adequada para esse perfil. 

Em geral, os sabores desse tipo de ração são de carne ou frango. Por esse motivo, quando fizer a escolha do alimento para o seu bichano, pode ser que ele não aceite outro. 

Além disso, pode acontecer do seu gato rejeitar o alimento escolhido, levando você a acreditar que o seu bichano está com alguma doença. 

Pensando nisso, a melhor maneira de evitar esse tipo de contratempo é solicitar o auxílio de um veterinário. 

Este é o profissional mais indicado não apenas para dar orientações adequadas aos cuidados com os gatos, como também para oferecer amostras de ração. 

Ao passar por essa etapa e caso o alimento seja aprovado pelo bichano, basta investir naquela determinada marca e sabor.

Quantas vezes por dia devo alimentar o meu gatinho? 

Bom, agora que você já conhece as dicas de como escolher a melhor ração para seu gato é importante também que entenda qual é a quantidade considerada correta para alimentar seu felino. 

E assim como acontece com nossos demais pets, existe uma frequência ideal de alimentação para cada fase do seu amiguinho. 

Claro, é sempre importante conferir com um médico veterinário se essa rotina é funcional para o organismo do seu gatinho.

Em geral, de 2 a 4 meses de vida, a frequência ideal é de 4 vezes por dia. Dos 4 a 6 meses de vida, a frequência já deve mudar um pouco e passar apenas 3 vezes ao dia. 

Dos 6 meses a 1 ano de vida a frequência já deve ficar duas vezes por dia. Daí em diante o gatinho já é considerado adulto, sendo assim, pode se alimentar uma vez por dia apenas.

E aí? O que achou? Gostou das dicas e informações?

Bom, com as dicas que passamos nesse artigo você poderá ficar muito mais tranquilo sobre a alimentação do seu amigo peludo. 

Votos: 17 | Pontuação: 4.6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.