Alguns conselhos que complementaram o seu processo terapêutico
Sabemos que pensa que deixar de fumar será muito difícil, mas como já referimos no artigo anterior isso não tem que ser verdade. A hipnose e a programação neurolinguística, vão ajuda-lo a passar pelo processo de uma forma tranquila, como não pensou ser possível. Saiba que o ser humano está constantemente numa dinâmica de BUSCA DE PRAZER E FUGA Á DOR. O que vamos fazer é mostrar ao seu cérebro outras formas de relaxar, de ter prazer sem qualquer sintoma da falta do cigarro.
Mas para que tudo seja perfeito deixamos aqui algumas dicas que o irão ajudar a fazer esta transição serenamente.
1.Diminuir não ajuda! Deixe de fumar por completo!
Fumar menos cigarros ou apenas um cigarro por dia não o vai ajudar no processo de deixar de fumar. O processo mais eficaz para deixar de fumar concentra-se na redução total do consumo de tabaco. Zero cigarros é o seu objectivo. A melhor solução é parar agora!
2.Diga aos seus amigos que decidiu deixar de fumar
Diga aos seus amigos, colegas e família que deixou de fumar. Peça-lhes que lhe deem o apoio necessário para concretizar este objetivo. Estará também a comprometer-se com a sua decisão.
3.Elimine tudo aquilo que o lembra do tabaco
Remova cinzeiros, isqueiros, fósforos, papel de enrolar e maços de tabaco. Garanta que esses items estão longe da sua vista, pois estão fortemente associados ao seu vício passado. Diga adeus a todos esses acessórios e deite-os no lixo.
4.A ajuda profissional é a melhor solução
Diversos estudos mostram que o sucesso em deixar de fumar é 10 vezes maior se for ajudado por um profissional. Temos vários acordos com sistemas de saúde que podem facilitar a decisão em deixar de fumar.
5.Recompense-se a si próprio próprio
Uma boa forma de se recompensar a si próprio é através da poupança realizada pelo facto de deixar de fumar. Calcule quando gasta em tabaco por dia e ponha esse dinheiro de parte. Ao final de um ano terá dinheiro suficiente para concretizar algo que deseje. Motive-se e recompense-se!
Está a pensar deixar de fumar?
Quer muito faze-lo mas acha que vai ser muito difícil? Que vai ficar muito ansioso, irritadiço e no final não vai conseguir controlar esse desejo mais do que uns dias?
Pois bem, já pensou que isso está tudo no seu plano mental?
Pense comigo. A mente controla tudo, logo controla a sua vontade de fumar.
Vou revelar-lhe 2 segredos muito importantes e que poderão mudar a forma como vê a vida.
A mente não distingue a realidade da imaginação!
É isso mesmo! Não distingue. Quando imaginamos com todo o realismo ela assume como verdade. Por isso existem as fobias a agulhas ou a elevadores ou aviões. Imaginamos que algo vai correr mal e pufttt, corre mesmo. Porquê? Porque são enviados milhares de estímulos ao corpo desde o nosso cérebro e este responde exactamente como a nossa imaginação projetou.
Por isso quando pensa no mau estar que vai sentir, voilá… acontece mesmo!
E este mecanismo leva-nos para a segunda premissa. Tudo o que a sua mente foca aumenta!
Se já foi pai ou mãe, recorda a fase em que ficou a saber da grande notícia. Só via carrinhos de bebés e gravidas por todo o lado. Onde é que eles estavam até ali? Para onde eles foram depois? A sua mente estava focada nessa experiencia da sua vida e “ ligou a antena”. Depois do estímulo inicial passar, depois do entusiasmo, ela focou uma outra coisa qualquer. O mesmo acontece com o seu processo de desabituação tabágica.
Onde tem estado focada a sua mente?
Numa sessão de cerca de 3 horas iremos reprogramar a sua mente para que o cigarro deixe de ser importante para si. O foco passará a ser o seu bem-estar. A hipnose e a programação neurolinguística têm ajudado milhares de pessoas no mundo inteiro nas mais diversas patologias. Desde emagrecimento, fobias, depressão, como deixar de fumar entre muitas outras. Sairá da sua consulta reconhecendo o seu novo Eu. Mais criativo, mais seguro, mais determinado, mais feliz. Permita-se conhecer o seu novo Eu.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo
Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas),sejam fumadores.
Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína e álcool mas com uma diferença: chega ao cérebro em apenas 7 a 19 segundos.
É normal, portanto, que, ao parar de fumar, os primeiros dias sem cigarros sejam os mais difíceis, porém as dificuldades tendem a ser menores a cada dia.
Tabagismo em Números
- 12 mil mortes no ano de 2013 em Portugal em doenças relacionadas com o tabagismo
- 25% das mortes causadas por doenças coronária – angina e infarte do miocárdio
- 45% das mortes por infarte agudo do miocárdio na faixa etária abaixo dos 65 anos
- 85% das mortes causadas por bronquite crónica e efisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crónica)
- 90% dos casos de cancro de pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos)
- 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral)
- 30% das mortes decorrentes de outros tipos de cancro (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia).
Relativamente a pessoas não fumadoras, o fumador tem :
- 10 vezes mais probabilidade de adoecer de cancro de pulmão
- 5 vezes mais probabilidade de sofrer infartes
- 5 vezes mais probabilidade de sofrer de bronquite crónica e efisema pulmonar
- 2 vezes mais probabilidade de sofrer derrame cerebral.
Se parar de fumar agora
- após 20 minutos a sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal,
- após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue
- após 8 horas o nível de oxigénio no sangue normaliza
- após 2 dias o seu olfato já percebe melhor os cheiros e o seu paladar já degusta melhor a comida
- após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
- após 10 anos o risco de sofrer infarte do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver cancro de pulmão é reduzida para metade
- após 20 anos o risco de desenvolver cancro de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou.
Outras doenças relacionadas ao tabagismo:
- Hipertensão arterial
- Aneurismas arteriais
- Úlcera do aparelho digestivo
- Infecções respiratórias
- Trombose vascular
- Osteoporose
- Cataratas
- Impotência sexual masculina
- Infertilidade feminina
- Menopausa precoce
- Complicações na gravidez.
Medos comuns para quem deixa de fumar
- Sintomas da síndrome de abstinência
Quando o fumador para de fumar, pode apresentar alguns sintomas desagradáveis, tais como: dor de cabeça, tonturas, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros.
Esses sintomas caracterizam o síndrome de abstinência da nicotina, porém, não acontecem com todos os fumadores que param de fumar. Quando acontecem, tendem a desaparecer entre uma a duas semanas (alguns casos podem chegar a 4 semanas).
Alguns dos sintomas, como dor de cabeça, tonturas e tosse são sinais do restabelecimento do organismo sem as 4.720 substâncias presentes no fumo do cigarro.
O sintoma mais intenso, e mais difícil de se lidar é a chamada “fissura” (grande vontade em fumar). É importante saber que a “fissura” geralmente não dura mais que 5 minutos, e tende a ficar mais tempo que os outros sintomas.
Porém, ela vai reduzindo gradualmente a sua intensidade e aumentando o intervalo entre um episódio e outro.
- Recaída
A recaída caracteriza-se pelo retorno ao consumo de cigarros após parar de fumar, e não deve ser encarada como fracasso. Comece tudo novamente e procure ficar mais atento ao que fez voltar a fumar. Dê várias chances a si… até conseguir.
Muitos fumadores que deixaram de fumar fizeram, em média, de 3 a 4 tentativas até parar definitivamente.
- De engordar
Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso, pois o seu paladar vai melhorando e o metabolismo normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume.
Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos naturais e de baixa caloria, frutas, verduras, legumes etc.
Atividade física também ajuda no controle do peso. Beba sempre muitos líquidos, de preferência água e sumos naturais. No início, evite café e bebidas alcoólicas, pois estes estimulam a vontade de fumar.
O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar.
A razão pela qual a hipnose é tão eficaz no deixar de fumar é que ela trabalha com o nosso subconsciente onde está o impulso de fumar.
São muitos aqueles que tentam deixar de fumar, no entanto contra hábitos enraizados torna-se extremamente difícil, mas quando se elimina o impulso interior, a vontade de fumar simplesmente desaparece e não requer qualquer esforço para não fumar.
Além disso não existe substituição ou seja não se ganha peso, isso acontece quando o vicio não foi eliminado e a pessoa compensa o não ter o cigarro na boca com um petiscar constante, do qual nem se apercebe.
Fotos cedidas por Depositphotos.