Sexta-feira, Setembro 24BLOGS
Shadow

Como poupar com o seguro de automóvel e reduzir a despesa

O seguro de automóvel é indispensável e contribui decisivamente para o aumento da segurança rodoviária. Em Portugal, todos os veículos devem estar cobertos pelo seguro de responsabilidade civil, pelo que o seguro de automóvel também constitui uma obrigação legal.

No entanto, pagar pelo seguro do carro pode ser bastante dispendioso, principalmente se não tivermos em conta todas as opções disponíveis no mercado.

Felizmente, existem alguns truques simples que podem ajudá-lo a poupar no seguro de automóvel e a reduzir a despesa sem sacrificar a sua segurança pessoal e a daqueles que o rodeiam.

Opte por um seguro com franquia

A franquia de seguro automóvel corresponde ao valor que fica a cargo do condutor em caso de sinistro. A franquia encontra-se normalmente definida nas condições particulares da apólice de seguro e pode variar de acordo com a seguradora e com cada contrato específico.

Existem certas vantagens em escolher um seguro sem franquia: em caso de acidente, por exemplo, o condutor encontra-se mais protegido, já que a seguradora está encarregue de pagar a totalidade do custo dos danos.

No entanto, optar por um seguro com franquia pode ser uma excelente forma de poupar no seguro de automóvel.

Quanto mais alta a franquia, menor será o preço do seguro. Já o preço dos seguros sem franquia é normalmente inflacionado e representa uma despesa adicional que pode não ser justificada, principalmente no caso de condutores cuidadosos e responsáveis.

Escolha um seguro temporário

Viajar de carro para fora do país pode dar azo a uma série de dores de cabeça, mas o seguro de automóvel não precisa de ser uma fonte de preocupação. Em caso de viagem, a melhor maneira de poupar na despesa passa por escolher um seguro temporário de matrícula estrangeira.

Este tipo de seguro permite-lhe proteger o seu veículo por um período de 1 a 28 dias com as mesmas coberturas dos seguros anuais. É uma solução perfeita e acessível para todos os turistas e emigrantes que gostam de viajar de carro e está ao alcance não só de veículos registados em Portugal como de veículos com matrícula estrangeira.

Adicionalmente, o seguro temporário não envolve grandes burocracias e fica ativo 50 minutos após a contratação do seguro.

É a solução ideal para todos os condutores que desejem usufruir do período de férias sem sacrificar a sua segurança na estrada ou gastar uma pequena fortuna com o seguro de automóvel.

Tire um curso de condução defensiva

Existem várias formas de poupar no seguro de automóvel, mas a melhor continua a ser… conduzir de forma responsável e evitar acidentes.

Uma boa forma de desenvolver novas aptidões como condutor passa por frequentar um curso de condução defensiva.

Este curso também o pode ajudar a obter melhores contratos com a seguradoras, já que contribui positivamente para a sua reputação enquanto condutor.

Os cursos de condução defensiva dividem-se em três módulos de segurança rodoviária e podem ensiná-lo a conduzir de modo mais precavido e seguro com a ajuda de simuladores de condução. Numa situação de aperto na estrada, estar preparado(a) é fundamental e pode fazer a diferença.

Alternativamente, esteja atento às regras da estrada, nunca conduza quando está cansado ou com sono, e respeite sempre os outros condutores.

Votos: 12 | Pontuação: 4.3

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *