BLOGS:
Shadow

Quais são as tendências e desafios do marketing digital para 2023?

De anúncios de jornais a preto e branco a análises de palavras-chave, as tendências de marketing estão em constante mudança enquanto as marcas aprendem a integrar as novas tecnologias.

Neste cenário de constante evolução, as marcas têm que se manter a par das novas tendências, pois as preferências e o comportamento do consumidor mudam, assim como as táticas de marketing mais eficazes.

Neste sentido procurar uma agência de SEO que o ajude a perceber quais as tendências e estratégias a seguir seria uma mais valia.

Conheça as novas tendências de marketing para dar uma vantagem ao seu negócio sobre a concorrência:

9 tendências de marketing digital para 2023

1.    Uso de marketing de conversação

Em vez de direcionar os usuários para formulários de captura de leads e esperar resultados, o marketing de conversação usa mensagens personalizadas e bots de conversação inteligentes para interagir com as pessoas que visitam os sites.

Os novos bots de conversação inteligentes usam uma linguagem natural para que os clientes encontrem uma comunicação mais interativa e bidirecional com a marca.

Tendo em conta que o Google irá acabar com os cookies de terceiros no Chrome, desenvolver estratégias mais pessoais e ferramentas de marketing individuais será mais importante que nunca para conhecer os usuários.

2.    Maior uso da pesquisa por voz

Um desenvolvimento que impacta o mundo do marketing digital é a adoção da tecnologia de pesquisa por voz, que está a mudar a maneira como os profissionais de marketing otimizam os sites.

Ocorrem cerca de 1 bilião de pesquisas por voz todos os meses, abrindo assim novos caminhos para os profissionais de marketing digital, que poderão aproveitar a pesquisa por voz como ferramenta de otimização de mecanismos de pesquisa.

3.    SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias em crescimento no marketing digital, uma vez que ajuda a melhorar o posicionamento de um site, colocando-o no topo do ranking do Google.

Uma agência de SEO é necessária para aplicar esta estratégia desde a criação do website de uma empresa, integrando diversas técnicas e conhecimentos diferentes.

agencia seo

4.    Mais conteúdo de vídeo

O conteúdo baseado em vídeo torna-se uma área de foco principal para o marketing de redes sociais.

O vídeo é mais envolvente que o texto ou imagens estáticas, ajudando as empresas a capturar a atenção do seu público-alvo e a transmitir a sua mensagem.

Devido à sua eficácia, as empresas podem esperar ver mais procura pelo conteúdo de vídeo em 2023.

5.    Mais foco na análise de dados

Com tantos dados disponíveis, é cada vez mais importante analisá-los para tomar decisões informadas nas campanhas de marketing.

Para além de ajudarem a acompanhar o progresso de um negócio, ajudam a identificar oportunidades e otimizar estratégias.

6.    Maior importância da experiência do usuário

A UX (User Experience) sempre foi importante, mas com cada vez mais empresas a usar técnicas de marketing digital tornou-se ainda mais relevante.

Um site deve fornecer uma boa experiência de usuário para que as pessoas permaneçam o tempo suficiente nele e considerem comprar, caso contrário perde-se potenciais conversões.

7.    Maior uso da inteligência artificial

À medida que os anos passam, as empresas continuam a encontrar novas maneiras de usar a tecnologia a seu favor.

A inteligência artificial ajuda as empresas a automatizar tarefas, e nos próximos anos irá tornar-se omnipresente. As empresas que não a utilizarem, estarão em desvantagem.

inteligência artificial

8.    Crescimento contínuo do uso de dispositivos móveis

Prevê-se que até 2023 haverá 6,8 biliões de usuários de dispositivos móveis em todo o mundo. Isso significa que os sites devem ter como prioridade a otimização para dispositivos móveis, tornando-os responsivos.

Mais de metade do tráfego da web vem destes dispositivos, por esse motivo as empresas precisam de garantir que os seus sites e estratégias de marketing digital são compatíveis para dispositivos móveis.

9.    Maior inclusão e responsabilidade social

A última tendência de marketing digital que não deve ser ignorada em 2023 é a responsabilidade social e inclusão. Mais do que nunca, os usuários estão interessados naquilo que uma empresa representa e que causas sociais apoia.

A inclusão também estará em alta, pois as pessoas querem ver uma marca que acomode todos os usuários.

Quanto mais uma marca mostrar aquilo que representa, mais confiança será devolvida por parte dos usuários.

As novas tendências digitais transformam por completo a maneira como as empresas costumavam trabalhar.

Se deseja superar a dura concorrência, é necessário acompanhar as novas tendências de marketing digital e entender a sua importância.

Votos: 14 | Pontuação: 4.6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *