Sexta-feira, Janeiro 21BLOGS
Shadow

Sabe o que é uma entrevista de permanência? Atualmente é grande tendência no mundo do trabalho

Hoje em dia, é fundamental que as empresas incentivem a retenção de seu pessoal mais qualificado.

Para tanto, é necessário não só atrair profissionais competentes dentro da organização, mas também implementar políticas adequadas que estimulem os trabalhadores, para que se sintam cada vez mais comprometidos com o modelo de negócio da empresa e queiram ampliar seus conhecimentos e competências. para alcançar objetivos comuns como parceiros.

Entre as ações implementadas pelas organizações para promover a retenção de seus trabalhadores está a realização de entrevistas permanentes. São focados na criação de espaços de comunicação entre o colaborador e a direção da empresa.

Tais canais permitem um feedback que indica o grau de satisfação dos trabalhadores, contribuindo para a retenção de talentos na empresa e evitando, na medida do possível, entrevistas de desligamento.

Neste último caso, ou seja, quando o trabalhador decide se afastar, muitas organizações buscam inferir os motivos de sua saída e o grau de satisfação alcançado em seu cargo “anterior”.

Permitem obter informações sobre os motivos da sua saída, permitindo-lhe perceber se as causas que motivaram essa decisão são pessoais ou influenciaram a forma como foi tratado, as funções que desempenhou ou o ambiente de trabalho em geral.

Mais informação e detalhes confira em 22Bet PT.

Apesar da importância dessas entrevistas para as empresas, hoje é mais lucrativo trabalhar com base na retenção de talentos, o que significa, como mencionado, manter os funcionários mais qualificados dentro da organização, do que investir na formação de novos trabalhadores.

Portanto, é importante para as empresas que adotaram essa abordagem de ponta atender às aspirações de seus funcionários. De facto, estudos realizados têm demonstrado que, se o colaborador se sentir motivado, estará mais empenhado na empresa e, por isso, terá maior disponibilidade para permanecer nela.

Assim, uma das formas de favorecer essa situação conveniente é buscar saber o grau de satisfação dos funcionários, por meio de entrevistas periódicas de permanência.

Devido à importância de tais encontros para as empresas e também para seus trabalhadores, o conteúdo central desta postagem procura explicar o que são tais entrevistas. Além disso, algumas das questões que não devem faltar na sua preparação e um conjunto de recomendações são compartilhados para desenvolvê-las de forma eficaz.

entrevista de permanência

O que são entrevistas de permanência?

As entrevistas de retenção, como também são conhecidas, são compostas por questões-chave cujo principal objetivo é conseguir a retenção dos colaboradores mais competentes da empresa, graças a um conhecimento exacto da sua situação na organização, das suas funções e da sua relação com a cadeia de comando ou seu superior imediato.

Além disso, buscam esclarecer os procedimentos que acontecem na organização e aprimorá-los ao máximo a partir das opiniões coletadas.

Tem por objetivo obter informação fiável sobre as principais aspirações, preocupações, dúvidas e reivindicações dos trabalhadores, constituindo uma forma eficaz de inferência que os dirigentes das empresas podem utilizar para implementar medidas que visem aumentar as hipóteses de permanência dos quadros mais talentosos.

Essas entrevistas são preventivas por natureza.

Com eles, reconhece-se a importância da opinião dos trabalhadores para a melhoria do processo produtivo, demonstrando confiança em seus critérios e valorizando sua perspectiva única como parte integrante dos mesmos.

Além disso, esses interlúdios podem ser usados ​​para fazer sugestões ao funcionário que lhe permitam melhorar seu desempenho e torná-lo ciente dos requisitos que ele deve cumprir para galgar posições dentro da empresa.

Também podem ser usados ​​para trocar ou estabelecer metas coletivas e individuais, uma vez que, de uma forma ou de outra, o desempenho do indivíduo está relacionado ao de seus colegas e gestores.

Recomendações para a preparação de entrevistas

Para a realização de entrevistas permanentes em uma entidade, é aconselhável utilizar um local calmo e discreto, que permita à administração da empresa inserir todas as informações possíveis sobre a vida profissional dos trabalhadores, sem excluir qualquer detalhe ou aspecto que no momento é considerado relevante.

Todos os dados recolhidos neste tipo de entrevista são um elemento crucial para agir a favor da retenção de talentos na empresa, sendo, portanto, um instrumento eficaz para evitar entrevistas de despedida indesejadas.

Votos: 7 | Pontuação: 4.6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *