BLOGS:
Shadow

O que é um emblema?

Os símbolos modernos de empresas ou organizações são representados não apenas por logotipos comuns, mas também por tipos mais raros de sinais. Por exemplo, emblemas, que também costumam ser usados ​​para denotar várias empresas ou estruturas.

Neste artigo, você aprenderá sobre o que é um emblema, por que você precisa dele e como criar um.

O que é um emblema?

Um emblema é um símbolo que descreve uma determinada especialidade, ideias ou valores. Uma parte significativa dos emblemas tem um desenho em relevo, apresentado como uma inserção contra o fundo do substrato.

Se os logotipos também carregam uma função publicitária, os emblemas geralmente são apenas um símbolo, portanto são desenvolvidos sem o objetivo de estimular as vendas de bens ou serviços.

No entanto, eles também podem ser uma ótima maneira de destacar a marca no contexto de logotipos monótonos dos concorrentes e atrair a atenção do público-alvo.

Por que você precisa de um emblema

Logos by Dmitry Zmiy

O nome é traduzido do grego como “decoração em relevo” e é usado para ilustrar simbolicamente a ideia da organização.

Muitas vezes eles são usados ​​para se referir a equipes esportivas, clubes, faculdades, universidades. Muitas vezes eles consistem em vários detalhes empilhados e vários tons. Essa “superlotação” é normal para um emblema, mas completamente inaceitável para sinais e logotipos.

O emblema, ao contrário deste último, expressa mais o significado, a ideia da empresa, graças à qual foi criada.

As áreas de aplicação deste simbolismo são verdadeiramente diversas – devido à sua versatilidade, é frequentemente utilizado tanto para fins mercadológicos como não comerciais, para indicar diversas áreas.

Estrutura forte. Os emblemas são tradicionalmente considerados parte integrante do simbolismo de certos ramos das forças armadas – desde a antiguidade até os dias atuais.

Em seguida, essas insígnias foram adotadas por empresas privadas que trabalham em áreas afins: desde agências de segurança e organizações paramilitares até companhias aéreas e serviços.

Clubes desportivos. Este objeto pode ser encontrado no coração dos símbolos de equipes esportivas, círculos, etc. Representa o símbolo mascote da comunidade, muitas vezes um animal, o fundador do clube ou algo semelhante.

Construção, empresas de transporte. Os emblemas são especialmente comuns nessas indústrias, pois são mais adequados para colocação em roupas de trabalho/uniformes, fachadas de edifícios, veículos corporativos (de carros a aeronaves e navios de carga).

Empresas de outras áreas de negócio. Em princípio, absolutamente qualquer empresa pode desenvolver ou comprar um emblema, independentemente do seu ramo de atividade.

Os sinais modernos desse tipo são um logotipo aprimorado com um substrato na forma de uma determinada figura (quadrado, círculo, losango) usado como elemento de fixação.

Antes de fazer um emblema para sua empresa ou marca pessoal, é aconselhável pensar onde você pode colocá-lo. Esta é uma pergunta bastante significativa que o ajudará a tornar sua marca corporativa o mais eficaz e atraente possível.

Impressão em roupas. As modernas tecnologias de impressão permitem a impressão de emblemas de alta qualidade em qualquer peça de vestuário. Por exemplo, para uniformes ou macacões, uniformes esportivos, materiais promocionais (camisetas, bonés) ou estoque.

Impressão em produtos. Muitas vezes, os emblemas são aplicados nas embalagens de diversos produtos, inclusive, podem ter uma aparência de relevo. Tais símbolos carregam não apenas uma publicidade e apresentação, mas também uma função protetora, ajudando a proteger um ou outro produto de falsificações.

Objetos de publicidade ao ar livre. Esses sinais são usados ​​ativamente em fachadas, letreiros, outdoors e até mesmo em veículos. Eles são bons em atrair a atenção de outras pessoas, ajudando a identificar o escritório ou loja da empresa.

Impressão e web design. Além disso, os emblemas são frequentemente colocados em vários materiais impressos (cartões de visita, calendários, folhetos, etc.) e usados ​​para criar sites – assim como logotipos comuns.

Como criar um emblema

Logo by Paulo Vitor Designer

Antes de começar a desenvolver símbolos, você deve decidir sobre os detalhes de sua aparência. Os especialistas recomendam seguir algumas recomendações durante o registro, a saber:

  • Um bom emblema tem um desenho relativamente simples e claro, bem como uma inscrição legível (se houver). Lembre-se que esse simbolismo será colocado em roupas, banners, fachadas de prédios e em muitos outros lugares, por isso deve dimensionar bem e não ser sobrecarregado com pequenos elementos, cores vivas ou fontes complexas;
  • Aconselha-se o desenho do emblema em gráficos vetoriais (vetor), pois proporciona uma boa adaptabilidade (quando exibido tanto no site quanto no outdoor) e combina harmoniosamente a imagem com o texto;
  • Recomenda-se usar cores neutras discretas (azul, branco, cinza, preto) para o seu símbolo, elas são percebidas positivamente pelo público, não irritam nem cansam os olhos. Vale a pena limitar-se a 1-2 cores primárias e, no máximo, duas cores adicionais;
  • Um fator muito importante é a legibilidade da fonte do lettering – teste com antecedência como ficará quando o emblema for comprimido ou ampliado. É melhor usar fontes simples e retas (de preferência não mais que duas) sem monogramas ou serifas extras. Preste atenção também em como a fonte será combinada com os gráficos – suas dimensões devem ser proporcionais entre si.

Um bom logotipo permitirá que a empresa se destaque da concorrência e seja lembrada por potenciais clientes. Esperamos que as informações acima o ajudem a criar um emblema realmente eficaz. Boa sorte!

Votos: 27 | Pontuação: 4.4

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.