BLOGS:
Shadow

Os benefícios da natação para o seu corpo

benefícios da natação

O modo de vida das sociedades atuais é cada vez mais sedentário e o tempo livre para a prática de atividade física é cada vez menor. Atualmente, até os jovens tendem mais a apostar em eventos desportivos no seu smartphone, do que a praticar desporto. 

Quando o assunto é atividade física, a caminhada, a corrida ou exercícios de ginásio são os mais populares. Neste artigo vamos abordar uma atividade física menos popular: natação.

Se tiver a sorte de ficar a nadar em dinheiro após uma aposta vencedora num casino online, terá uma ótima saúde financeira, mas nadar no sentido literal será mais benéfico para o seu corpo. Nadar é uma excelente forma de exercício que oferece diversos benefícios para a saúde e a forma física em geral.

De seguida, exploraramos alguns dos benefícios da natação para a saúde.

Todo o corpo é exercitado, sem sobrecarga das articulações

A natação é uma forma de exercício que oferece um treino de corpo inteiro, o que significa que é possível trabalhar todos os principais grupos musculares enquanto queima calorias e melhora a saúde cardiovascular. Ao nadar, os músculos das pernas, braços, abdómen e costas são todos trabalhados simultaneamente, o que ajuda a tonificar e fortalecer todo o corpo.

Além disso, a natação é uma atividade de baixo impacto que é gentil para as articulações e pode ser especialmente benéfica para pessoas que sofrem de dores nas articulações ou lesões. Ao contrário de outras formas de exercício, como a corrida ou o levantamento de pesos, nadar não coloca uma carga excessiva nas articulações, o que pode ajudar a prevenir lesões e dores crónicas.

Saúde cardiovascular e tonificação muscular

Um grande benefício da natação é a sua capacidade de melhorar a saúde cardiovascular. A natação é um exercício aeróbico que ajuda a aumentar a capacidade pulmonar e a fortalecer o coração. Além disso, a natação pode ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame.

Para quem procura tonificar e fortalecer os músculos, a natação pode ser uma forma muito eficaz de alcançar esses objetivos. Nadar envolve o uso de todos os principais grupos musculares, o que pode ajudar a aumentar a força e a resistência muscular. Além do mais, nadar é uma forma de exercício que pode ser facilmente adaptada para atender às necessidades individuais, seja aumentando a distância ou a intensidade do treino.

Não obstante a natação ofereça uma série de benefícios para a saúde, é importante salientar que é sempre recomendado consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Esta recomendação destina-se especialmente a pessoas que sofrem de problemas de saúde crónicos ou que estão a iniciar um programa de exercícios pela primeira vez.

Saiba como maximizar os benefícios

Para tirar o máximo proveito dos benefícios da natação, é importante ter em conta os dois aspetos seguintes:

  • Em primeiro lugar, é importante começar devagar e aumentar gradualmente a intensidade e duração do treino. A gradualidade é fundamental na prevenção de lesões e permite que o corpo se adapte progressivamente ao exercício;
  • A técnica é uma componente fundamental na natação: nadar com uma técnica correta ajuda a maximizar os benefícios do exercício e reduzir o risco de lesões. Se é um principiante na natação ou não adquiriu a técnica correta, é recomendável trabalhar com um instrutor de natação qualificado para aprender a técnica correta e melhorar o seu desempenho na água.

Por fim, é importante salientar que a natação é apenas uma das muitas formas de exercício disponíveis e que é importante variar a rotina de exercícios para evitar a monotonia e maximizar os benefícios do treino. Combinar a natação com outras formas de atividade física, como a caminhada, corrida ou levantamento de pesos, pode ajudar a alcançar um nível uma forma física melhorada.

Saúde Mental

A natação pode ser um aliado da saúde mental. Nadar é uma atividade relaxante que pode ajudar a reduzir o stress e a ansiedade, além de melhorar o humor e a sensação de bem-estar geral. A natação pode ser uma excelente forma de exercício para indivíduos que procuram relaxar a mente do stress quotidiano e e desconectar do mundo exterior.

Nadar pode ser uma atividade social e divertida. Muitas pessoas desfrutam da natação como uma forma de passar tempo com amigos ou familiares, ou até mesmo através da participação em competições e eventos de natação. Embora do ponto de vista da competição seja uma modalidade individual, pode tornar-se numa forma de exercício de grupo.

Em resumo, a natação é uma forma altamente eficaz de exercício que oferece uma série de benefícios para a saúde cardiovascular e tonificação muscular. Além disso, a natação é uma atividade de baixo impacto que é adequada para  articulações e pode ser uma excelente forma de relaxar e reduzir o stress. Se procura uma forma de exercício que trabalhe todo o corpo, melhore a saúde cardiovascular e tonifique os músculos, a natação é a escolha perfeita para si.

foto por Brian Matangelo em unsplash.com

Votos: 22 | Pontuação: 4.3

No votes so far! Be the first to rate this post.

Autor: Marta Silva
Se gostou do artigo partilhe com os seus amigos. Isso vai-nos ajudar a continuar criando artigos interessantes e conteúdos incríveis para os nossos leitores.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Partilhar este artigo