BLOGS:
Shadow

Como os espaços de coworking ajudam a crescer os negócios?

A possibilidade de usufruir de um espaço de trabalho com um ambiente empresarial, onde se englobam várias áreas de negócio, com um custo acessível e rentável para os seus utilizadores, tem-se mostrado um fator decisivo na escolha entre um espaço de empresa convencional e de cowork.

Existem vários espaços de coworking em Lisboa, no Porto e em outras cidades do país, que são muito procurados, já que o custo de aquisição ou aluguer de um imóvel para sediar uma empresa é bastante mais elevado, levando os empresários e freelancers a optar por este tipo de espaços.

Estes têm ainda a vantagem de poderem ser utilizados como morada empresarial e de oferecer uma possibilidade de expansão do networking das empresas, já que concentra, no mesmo local, empresas e trabalhadores de diversas áreas.

Mas a questão que se coloca é a de como estes espaços podem ajudar ao crescimento dos negócios das empresas que neles trabalham.

Como otimizar e rentabilizar ao máximo este tipo de espaços?

Vantagens de Espaços de Cowork

Manutenção

Desde logo, as preocupações ligadas à manutenção e limpeza do espaço deixam de ser da responsabilidade da empresa, pois ambos ficam a cargo dos responsáveis pelo espaço de cowork.

Assim, os empresários e trabalhadores não necessitam de desviar a sua atenção com questões quem não estejam ligadas à produção da empresa, que é a verdadeira fonte da sua receita e do seu lucro.

Rentabilização do Tempo

Na maioria das empresas convencionais, os colaboradores têm horários a cumprir. Horários esses que são rotineiros e muito pouco flexíveis.

No caso das empresas ou freelancers que optam por ter o seu escritório neste tipo de espaços, a gestão desse horário é bastante mais flexível.

Essa flexibilidade estende-se também ao local de trabalho. O utilizador pode dividir o seu tempo entre coworking e trabalho a partir da sua própria casa, conciliando o seu negócio com outras tarefas urgentes do seu quotidiano, rentabilizando o seu tempo.

espaços de coworking

Redução de Custos

Um dos principais motivos que levam as empresas e os trabalhadores independentes a optar por estes espaços é, como já vimos no início, a redução significativa dos custos.

Por uma mensalidade bem mais em conta do que uma empresa pagaria por um espaço de trabalho convencional, no coworking podemos ter acesso ao mesmo ambiente de trabalho, com eletricidade e internet incluídas, sem ter preocupações nem encargos com a manutenção e limpeza do espaço.

Talvez este seja o ponto mais forte no que diz respeito às vantagens da utilização deste espaço e o que leva a que cada vez mais empresas decidam mudar a localização dos seus escritórios.

Networking

Os espaços de cowork são, quando comparados com os espaços empresariais convencionais, muito mais propícios e favoráveis a novas oportunidades de negócio.

O facto de partilharem o mesmo ambiente de trabalho faz com que os trabalhadores e as empresas estejam em contacto com outros negócios das mais variadas áreas.

Favorece também a expansão do seu networking, condição essencial para a exploração de novas ideias de negócio.

Alguns destes espaços possuem mesmo espaços de convívio e de lazer onde as pessoas podem partilhar as suas ideias.

Este contexto de interação é sempre mais difícil de encontrar em ambientes de trabalho fechados em que a comunicação existente é sempre entre pessoas da mesma empresa e da mesma área de negócio.

coworking

Serviços e Ferramentas

Estes espaços oferecem uma panóplia de serviços e ferramentas que facilitam o seu processo de crescimento, desde logo, uma morada fiscal, salas de convívio e reuniões, salas privadas, escritórios virtuais e espaços de refeição e lazer.

Toda a infraestrutura está preparada para oferecer o melhor serviço às empresas que utilizam o espaço e virada para a otimização do seu trabalho e rentabilização do seu tempo.

Localização

A localização destes espaços é também uma vantagem para as empresas que neles trabalham.

De uma maneira geral, os espaços de cowork encontram-se situados em zonas centrais das grandes cidades.

Uma vez que as empresas podem utilizar a morada do espaço como a sua própria morada comercial, é sempre uma mais valia ter a sua empresa sediada nestes centros comerciais e urbanos.

Todos os aspectos e vantagens anteriores vão possibilitar um aumento da credibilidade da sua empresa no mercado, quando utilizados da melhor forma.

Um projeto vencedor de uma empresa que funciona num espaço deste género poderá assumir um lugar de destaque no mercado, funcionando como impulsionador do seu crescimento e abrindo portas para outras oportunidades de negócio.

Votos: 14 | Pontuação: 4.6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *