BLOGS:
Shadow

Os melhores brinquedos para o seu bebé nas primeiras idades

Conheça quais são os brinquedos certos para recém-nascidos e para todas as fases de desenvolvimento dos bebés.

Já pensou no papel que os brinquedos têm no desenvolvimento cognitivo dos bebés? Para além de excelentes objetos de entretenimento, as formas, as cores e as tarefas a que incentivam estimulam o cérebro, os sentidos e a capacidade motora destes pequenos seres humanos.

No fundo, tornam-se meios de aprendizagem sobre temas diversos e de conhecer o mundo, partilhar e brincar com outras crianças. Para cada idade são aconselhados brinquedos específicos que dêem resposta às exigências de cada fase de desenvolvimento, e que vão de acordo com aquilo que o bebé é capaz de fazer e suportar.

Enquanto se diverte, o bebé está mais recetivo a receber informação e irá recordar as aprendizagens como algo positivo, por isso, perder um pouco de tempo a escolher o brinquedo certo é, na verdade, investir na felicidade e nas competências cognitivas do seu filho.

Brinquedos para recém-nascidos até aos 4 meses de idade

Nos primeiros meses de vida os brinquedos devem sobretudo ser seguros, dada a fragilidade e tamanho do bebé, ainda considerado recém-nascido.

Brincadeiras simples, como fazer caretas ou ginástica com os pés dele e dançar ao som de música suave enquanto o embala, são muito gratificantes.

Pode juntar a esta festa brinquedos coloridos e brilhantes, que vão estimular a visão e a capacidade de identificar cores, que sejam esféricos, como uma roca ou uma bola, para garantir a sua segurança. Ao escolher um guizo, que emite som, estará a adicionar este estímulo à panóplia de benefícios conferidos pela brincadeira.

Brinquedos dos 4 aos 6 meses

A partir dos 4 meses o bebé vai conseguir segurar um objeto com a mão e abaná-lo durante algum tempo como se fosse a ocupação mais fascinante e divertida do mundo.

Objetos que chocalhem e tintilem são os favoritos nesta fase.

Brinquedos dos 6 aos 12 meses de idade

Esta é a altura em que os bebés descobrem que têm mãos e pés e os querem pôr na boca, assim como tudo o resto que encontram. Os brinquedos devem ser, como durante toda a fase de crescimento das crianças, grandes o suficiente para serem impossíveis de engolir.

A borracha ou espuma são materiais simpáticos para aliviar o desconforto que pode surgir dos primeiros dentes, e, além desse ponto a favor, ajudam a desenvolver as capacidades de motricidade fina quando apertados pelo bebé.

Deixamos algumas sugestões:

  • Livros de plástico;
  • Brinquedos musicais que possam ser ligados de forma autónoma pelo bebé;
  • Brinquedos com diferentes texturas para sentir e reconhecer;
  • Blocos com peças de encaixar;
  • Brinquedos para o banho.

É por volta dos 8 meses que o fenómeno da separação dos pais começa a acontecer.  Um truque para ajudar a lidar com a frustração, é perfumar um boneco com o seu cheiro e dá-lo ao bebé.

Brinquedos dos 12 aos 18 meses

Esta é uma das fases mais excitantes para qualquer progenitor: a dos primeiros passos! Todos os brinquedos que ajudem o bebé a desenvolver a sua mobilidade e incentivem os esforços feitos nesse sentido, são recomendados pelos especialistas.

  • Carrinhos andarilhos para que o bebé aprenda a equilibrar-se de pé;
  • Brinquedos para empurrar e puxar que trabalhem a força motora;
  • Jogos de construção ou de empilhar, com peças grandes;
  • Livros de figuras para nomear em voz alta;
  • Músicas de fácil memorização (e outras).

Apesar de felizes pela conquista dos filhos que já conseguem andar, é normal que alguns pais fiquem ansiosos nesta altura, pois conseguir andar significa poder chegar a outra divisão da casa numa questão de segundos.

Uma maneira de aliviar esta tensão é utilizar proteções de mobília para bebés que cubram cantos afiados e colocar pequenos portões em zonas de acesso a escadas.

Brinquedos dos 18 aos 24 meses

As primeiras palavras são articuladas nesta idade e a imaginação da criança começa a florir e a tornar-se mais complexa. Brinquedos e acessórios que estimulem a criatividade e a capacidade linguística são os que mais o vão divertir, tais como:

  • Instrumentos musicais: xilofone, maracas ou piano;
  • Quadro, ou ardósia com tintas, ou giz;
  • Bonecos em plástico que permitam criar histórias.

Agora que sabe quais os brinquedos que se adequam e que estimulam cada fase de desenvolvimento do seu bebé, escolha os seus preferidos e ofereça-os com entusiasmo.

Votos: 12 | Pontuação: 4.3

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *