Quinta-feira, Novembro 26BLOGS

Aço indicado para a indústria marítima

Das várias ligas de ferro utilizadas na indústria, a mais importante é, seguramente, o aço.

Para a fabricação desse material, disponibilizam-se cerca de 75% do ferro líquido que se produz nos altos-fornos.

O aço é uma liga de ferro com uma pequena quantidade de carbono (inferior a 1,7%) e quantidades ainda menores de outros elementos, como fósforo, silício, manganês etc., consoante o tipo de aço que se pretenda produzir.

Cada elemento que é acrescentado à composição do aço base tem determinado efeito sobre as propriedades do aço e como que o aço reage a métodos de fabricação.

Esses complementos e variações na constituição do aço são os culpados ​​por uma grande abundância de classes e propriedades do aço.

Por exemplo, a composição do aço conveniente tem uma força maior e/ou tenacidade e uma oportunidade de usar métodos de custo-benefício e simples processo para o tratamento térmico.

Aço para a indústria marítima

Excluindo os elementos de liga, a composição de aço inclui quase sempre pequenas quantidades de impurezas que estão presentes em matérias-primas siderúrgicas, nomeadamente sucata ou de metal quente.

Geralmente, o teor de impureza é preservada tão baixa que a sua presença não é prejudicial para as propriedades do aço.

Os aços de baixa combinação são os mais recentes no desenvolvimento actual da industria marítima.

São mais baratos que os estabelecidos, em virtude de levarem quantidades menores de elementos caros na liga, e recebem tratamentos especiais, o que lhes proporciona uma resistência muito maior que a dos aços de carbono.

O aço é um material de grande durabilidade e resistência graças aos elementos que fazem parte da sua composição, entre eles, o carbono.

Outras características do aço são a flexibilidade e maleabilidade, que permitem que seja moldado quando exposto a altas temperaturas, auxiliando na produção de inúmeras peças.

O aço também tem capacidade de dilatar-se ou voltar ao tamanho original, dependendo da temperatura a que é exposto.

tipos de aço

O tamanho dos componentes e das placas de aço para a industria marítima exige recursos de engenharia altamente específicos.

O tamanho das secções metálicas usadas na indústria da construção naval determina grandes estímulos para as empresas de tratamento e preparação de superfícies.

As enormes quantidades de chapas de aço, perfis e fabricações devem ser limpas, tratadas e pintadas antes da montagem final.

A protecção contra corrosão é de importância fundamental.

O aço inoxidável 254SMO possui um baixo teor de carbono. Isto quer dizer que são poucos os riscos para a precipitação de carbonetos durante o aquecimento.

aço inoxidável

Aços 254SMO, 1.4547, S31254

Aço inoxidável de alta resistência à corrosão com elevado teor de níquel, alto cromo, design de liga de alto molibdénio e que oferece excelente resistência à corrosão em ambientes de corrosão severa como água do mar em alta temperatura.

Conforme o ambiente, este aço inoxidável oferece alta economia
combinado com resistência à corrosão comparável à da liga de níquel e titânio puro.

O aço é caracterizado pelas seguintes propriedades:

- Excelente resistência a pitting e a corrosão de fenda
- Alta resistência à corrosão geral
- Alta resistência ao rachamento de corrosão de esforço
- Grande resistência aços inoxidáveis austeníticos do que convencionais
- Boa capacidade de soldadura

As diversas aplicações do aço

Sector eléctrico – o ferro e o aço são usados em diferentes materiais que fazem parte do nosso dia a dia, incluindo caldeiras, mesas, panelas, grades, portões, rodas de automóveis, pontes, pregos, parafusos, ferramentas e muito mais.

Transportes – o aço é também usado na fabricação de comboios, carros, trens, bicicletas, navios, autocarros e camiões.

Utilidades do quotidiano – o aço é muito utilizado em termoeléctricas e nucleares, hidroeléctricas, torres de transmissão, equipamentos de prospecção e extracção de petróleo, transformadores, cabos eléctricos, plataformas e tribulações.

Embalagens – muitos consumidores não imaginam, mas devido ao aço é possível obter embalagens resistentes e capazes de conservar alimentos ou outros tipos de substâncias, como produtos químicos e tintas.

Votos: 11 | Pontuação: 4.7

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Todas as fotos exibidas neste blog são de propriedade exclusiva das respectivas marcas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *