O conceito de Óleo Essencial – são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes. São considerados a “alma” de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de acção terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de Óleo Essencial em geral corresponde a 20 ou 30 chávenas de chá daquela erva/planta aromática.
Presentes em várias partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, frutos, rizomas), são compostos formados por várias de substâncias químicas – como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, etc -havendo sempre a prevalência de uma ou duas delas, que assim irão caracterizar os aromas e a sua acção terapêutica.
A qualidade de um Óleo Essencial pode variar de ano para ano, tal como a colheita de um bom vinho! A altitude e o solo afectam a qualidade, tal como o clima e o momento exacto da colheita.
Colher o ingrediente base é apenas o primeiro aspecto a ter em consideração, pois se se retardar, ou se for extraído sem utilizar o melhor método possível, o óleo essencial que se obtem poderá ser de qualidade inferior. São obtidos pelos processos de destilação a vapor, extração por solvente ou por prensagem, entre outras.
A percentagem dos Óleos essencias a usar depende da sua composição química e varia de planta, para planta, da forma de extracção, do local de cultivo, entre outros indicadores.
Os Óleos Essenciais são procedentes dos mais variados cantos do mundo e o seu preço é sempre elevado quando comparado à grande maioria das essências comercializadas no mercado – que, ao contrário dos Óleos Essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório – possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.
As essências florais e essências são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos via oral, usados para tratar questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. As essências florais são preparadas a partir de florista online silvestres coletadas no auge da florada da planta, nas primeiras horas da manhã quando ela ainda está cheia de orvalho, em locais na natureza onde as forças elementais se encontram intactas e, por isso mesmo, potentes/poderosas.
Fotos cedidas por Depositphotos.