BLOGS:
Shadow

Aquaplanagem: o que é e como prevenir?

Quando entramos na época da chuva, principalmente no inverno, temos obrigatoriamente de adoptar uma condução mais defensiva para não sermos surpreendidos enquanto conduzimos.

E quando estamos a falar em ser surpreendidos, estamos a falar do fenómeno da aquaplanagem.

O fenómeno da aquaplanagem, também referido como hidroplanagem, consiste numa levitação do carro em relação ao asfalto, através da formação de uma camada de água entre o pneu do carro e a estrada.

Quando é que a aquaplanagem pode ocorrer?

É mais provável que o lençol de água se forme ao conduzir sobre concentrações de água, como é o caso das poças ou de pavimentos inundados pela chuva.

O risco aumenta caso as poças sejam fundas, quando o carro está mais leve, quando os pneus estão desgastados e mesmo quando a estrada está oleosa, mas existem inúmeros outros fatores que podem influenciar a situação.

São exemplos a sujidade da água, o estado da estrada – as estradas lisas favorecem a aquaplanagem -, ou mesmo o tamanho e a pressão do pneu, quer a tenha a mais ou a menos.

Terá maiores probabilidades de aquaplanar ao conduzir sobre poças ou água parada. Nem sempre é fácil ver a profundidade de uma poça, portanto modere a sua velocidade caso esteja a chover muito.

O que fazer em caso de aquaplanagem?

Num dia de chuva, sente que perdeu o controlo do carro e que este não está a aderir à estrada? A aceleração do motor subiu e o valor do velocímetro não corresponde à realidade?

Cuidado: está a aquaplanar.

Para resolver a situação da melhor forma, mantenha a calma e faça 3 coisas:

  • retire o pé do acelerador;
  • garanta o controlo das rodas segurando o volante no sítio;
  • pressione o travão (nunca de forma brusca) até recuperar o controlo do carro.

Como prevenir a aquaplanagem?

Deixamos-lhe algumas dicas úteis para uma condução mais segura em dias de chuva e pavimentos molhados.

Modere a velocidade – principalmente em dias de chuva ou em pavimentos em que existam poças ou outras acumulações de água.

Mantenha uma distância de segurança maior para o veículo da frente

Mantenha uma distância de segurança maior entre o seu veículo e o da frente em dias de chuva – outro dos comportamentos que deve adoptar, é começar a travar mais cedo que o habitual. Afinal, a distância de travagem, em piso molhado, é maior que o normal.

Por outras palavras, numa superfície de estrada molhada deve duplicar a distância de travagem.

Escolha um caminho seguro – o dia está chuvoso, mas precisa mesmo de conduzir? Opte por um caminho com menos risco de acumulação de água. Mesmo que demore mais tempo, será mais seguro.

Não conduza junto ao passeio – quando chove, a água tem tendência para se acumular na berma das estradas, junto ao passeio. Ao conduzir no centro da sua faixa, evitando que as rodas do seu carro passem por essas poças, estará a prevenir a aquaplanagem.

Siga pelas vias mais utilizadas – os carros que seguem à sua frente na estrada deixam um rasto por onde passam. É mais seguro passar com o seu carro pelos mesmos sítios – os caminhos mais percorridos apresentam um menor risco de acumulação de água.

Faça a manutenção frequente dos pneus – o desgaste dos pneus torna o seu carro mais susceptível à aquaplanagem, uma vez que os relevos da borracha são essenciais para escoar a água e manter a aderência do carro à estrada.

Tenha especial cuidado nos primeiros dias de chuva – as primeiras chuvas após o verão limpam as estradas, soltando o óleo que se acumulou durante o ano.

Por este motivo, o asfalto oferece menos aderência aos pneus durante as primeiras chuvas. Tenha especial atenção e modere a velocidade para uma maior segurança na estrada.

Votos: 35 | Pontuação: 4.7

No votes so far! Be the first to rate this post.

Autor: Marta Silva
Se gostou do artigo partilhe com os seus amigos. Isso vai-nos ajudar a continuar criando artigos interessantes e conteúdos incríveis para os nossos leitores.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *