BLOGS:
Shadow

O chocolate tem aumentado seu preço, mas o seu consumo também

Se existe alguma coisa que quase todos gostamos, é de chocolate. Com ele podemos obter simplesmente chocolate, vindo do cacau, mas também um número infinito de doces para os mais pequenos e também para os adultos.

Apesar do aumento do preço do cacau, de onde vem o chocolate, os portugueses consomem cada vez mais chocolates. Se consultar qual o preço do cacau hoje, vai verificar que ele tem aumentado, mas não é por isso que deixamos de o consumir, pois ele além de ter vários benefícios para a saúde faz-nos sentir bem.

Do cacau para o chocolate

Há muitos anos esta matéria-prima já foi comercializada como uma moeda, ou seja, os grãos de cacau serem considerados moeda. Existem vários tipos de grão (Forastero, Criollo e Trinitario) sendo que o grão Criollo é o mais caro, o qual representa apenas 5% de todos os cultivados.

Usado como matéria-prima para a criação de chocolate, são os outros ingredientes (leite, açúcar e outros) que determinam a variedade de chocolate que chega à sua casa, com quantidades já bem definidas.

O aumento do consumo de chocolate em Portugal

O nosso país está alinhado com a maioria dos países do mundo quando dizemos que temos aumentado o consumo de chocolate. De acordo com dados da Marktest, num estudo feito recentemente, de 2020 para 2022 o consumo de chocolate aumentou 23% em apenas dois anos. Apesar de ser um número baixo considerando os números da UE, o número nacional de consumo tem vindo a aumentar.

Existem vários motivos para podermos analisar o aumento do chocolate, pois a produção tem sido mais fácil, a oferta de chocolate de boa qualidade tem sido maior e o salário da população tem permitido a compra apesar das dificuldades financeiras existentes.

O chocolate tem aumentado seu preço, mas o seu consumo também
O chocolate tem aumentado seu preço, mas o seu consumo também 2

Os benefícios do chocolate para a saúde

Além dos vários motivos indicados, os benefícios para a saúde são vários e evidentes, por isso o consumo de chocolate oferece reais benefícios para si e para a sua saúde se consumido em moderação, porque ele é também um alimento calórico e deve ter um consumo médio de 10 gramas por dia, ou seja, um quadradinho de chocolate.

Dos benefícios que o chocolate tem, destacamos os seguintes:

Magnésio

Encontrado no chocolate amargo, o magnésio é um mineral que ajuda os músculos e ossos, mantendo-os saudáveis e que ajuda a relaxar os músculos algo que poderá ajudar a quem tenha problemas de relaxamento ou alguma doença do foro muscular a se sentir melhor.

Antioxidantes

Ao ingerir antioxidantes o seu corpo está a trabalhar contra o envelhecimento e a evitar doenças crónicas como as doenças de cancro e doenças cardíacas.

Foco diário e humor

A cafeina e teobromina, ambos encontrados no chocolate amargo, podem melhorar o foco pois são componentes que ajudam a aumentar a energia e concentração.

Devo consumir chocolate de forma diária

O consumo de chocolate quando feito em quantidades moderadas é bom para a sua saúde, mas também sabemos que o consumo de chocolate por vezes é feito por uma boa ocasião ou comemoração, tal como um aniversário, o que será sempre excecional, por isso não vemos motivos para deixar de consumir esse produto cujo consumo tem crescido em Portugal cada vez mais.

Votos: 24 | Pontuação: 4.6

No votes so far! Be the first to rate this post.

Autor: Marta Silva
Se gostou do artigo partilhe com os seus amigos. Isso vai-nos ajudar a continuar criando artigos interessantes e conteúdos incríveis para os nossos leitores.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Partilhar este artigo