
Com a chegada do Natal, não há nada melhor do que reunir a família para ver os clássicos da época, mas… será que estes estão disponíveis em televisão aberta?
Graças aos serviços de streaming, é possível aceder facilmente a títulos icónicos, bastando uma ligação à Internet e um cartão de crédito.
O Natal é sinónimo de família reunida, muitos presentes, doces deliciosos e filmes clássicos. Tão certo como o Natal ser em dezembro, é garantido que, num televisor perto de si, serão exibidos filmes que marcam gerações e dão a esta época, já de si tão especial, a oportunidade de um serão confortável em família.
Dos mais antigos aos mais recentes, vamos ajudar as famílias portuguesas a reunirem-se em frente ao televisor com uma proposta de 5 clássicos de Natal que a sétima arte nos legou.
Todos estes títulos encontram-se disponíveis para visualização a partir das mais populares plataformas de streaming, que, naturalmente, terá de subscrever, se ainda não o fez.
Para sua comodidade, todas aceitam que proceda ao respetivo pagamento em total segurança com recurso a métodos tão comuns como um cartão de crédito, algo que lhe explicaremos mais adiante.
Para já, veja a seleção que preparámos para si.
1. Sozinho em Casa (1990): o clássico que nunca falha no Natal
Realizado por Chris Columbus, em 1990, este filme, estreado em Portugal apenas no final de janeiro de 1991, rapidamente se tornou um clássico graças, sobretudo, ao carisma de Kevin, personagem interpretada por um bastante jovem Macaulay Culkin, que é esquecido em casa pelos pais durante o Natal, depois de uma birra na noite anterior.
Tudo começa com uma grande confusão na residência McCallister, antes da partida para o Aeroporto de O’Hare, em Chicago, onde a família se prepara para embarcar rumo a Paris.
Entre malas e milhares de pessoas que tentam apanhar os seus voos, os pais de Kevin deixam o rapaz para trás, assumindo que a sua sobrinha, Heather, incluiu o primo na contagem de cabeças, quando, na verdade, se tratava de Mitch Murphy, o vizinho do outro lado da rua.
Assim começa a aventura de Kevin contra dois assaltantes de casas amadores e desengonçados, Harry Lyme (Joe Pesci) e Marv Murchins (Daniel Stern), que inclui muitas armadilhas e cenas hilariantes.
Este clássico está disponível para visualização no Disney+, na Amazon Prime Video e na Apple TV.
2. O Grinch (2000): humor, magia e a verdadeira mensagem da época
Sim, há quem não goste do Natal e tudo faça para que a data não seja assinalada. É o caso do Grinch, um intratável resmungão cujo objetivo é arruinar as celebrações de Natal na pequena vila de Whoville.
Interpretado por Jim Carrey, o Grinch tem um plano maléfico que passa por roubar todos os presentes e decorações a todos os habitantes da simpática vila na véspera de Natal com a ajuda do seu cão, Max.
Tudo parece correr como planeado até ao momento em que os caminhos deste rezingão e da pequena Cindy se cruzam e esta mostra ao Grinch o verdadeiro espírito de Natal.
Esta versão do conto infantil de Dr. Seuss, realizada por Ron Howard, pode ser transmitida através das plataformas Amazon Prime Video e Apple TV.
3. De Ilusão Também Se Vive (1947): a história que aquece qualquer coração
Para este clássico de Natal, teremos de entrar na máquina do tempo e viajar até 1947, embora a estreia em Portugal só tenha ocorrido dois anos depois.
Vencedor de 3 Óscares da Academia, De Ilusão Também Se Vive, realizado por George Seaton, começa com o idoso de longas barbas brancas, Kris Kringle (Edmund Gwenn), a deparar-se com um Pai Natal completamente bêbado (Percy Helton) no desfile anual de Ação de Graças da cadeia de centros comerciais Macy’s, nas ruas de Nova Iorque.
Indignado, reclama junto de uma funcionária, Doris Walker (Maureen O’Hara), que lhe propõe assumir o lugar de Pai Natal.
É tal o furor que faz na sua representação que rapidamente se torna uma estrela junto de miúdos e graúdos, até que a sua mania de pensar que é o verdadeiro Pai Natal o leva ao internamento compulsivo num hospital psiquiátrico.
Tudo parece perdido até que o advogado Fred Gailey (John Payne) decide mover um processo em tribunal para provar que Kris é, efetivamente, o Pai Natal.
Esta adaptação do conto de Valentine Davies pode ser vista no Disney+, na Apple TV, na Amazon Prime Video e no Google Play Filmes.
4. O Estranho Mundo de Jack (1993): fantasia para todas as idades
Esta obra-prima de Tim Burton leva-nos à Cidade do Halloween, um mundo estranho onde vivem vampiros, lobisomens, monstros, duendes e Jack Skellington (Chris Sarandon), figura principal das celebrações da Noite das Bruxas.
Cansado de representar o mesmo papel todos os anos, Jack embrenha-se na floresta e acaba por encontrar uma árvore de Natal, sendo acidentalmente transportado para a Cidade do Natal. Impressionado com a beleza e o espírito natalício que se alastram por toda a cidade, o protagonista decide tentar levar os habitantes da Cidade do Halloween a viverem um verdadeiro Natal.
Cada residente, entre eles Sally (Catherine O’Hara), uma boneca de trapos que se apaixona por Jack, recebe uma tarefa específica para trazer o espírito natalício à cidade. Já Jack começa a engendrar um plano para raptar o Pai Natal (Ed Ivory)…
Para ver nas plataformas Disney+, YouTube Premium, Google Play Filmes, Amazon Prime Video e Apple TV.
5. Elf – O Falso Duende (2003): um dos filmes mais divertidos da quadra
Terminamos com uma comédia hilariante protagonizada por Will Ferrell: Elf – O Falso Duende.
Elf (de seu nome Buddy Hobbs) vive no Polo Norte e trabalha para o Pai Natal (Edward Asner), mas não está contente com a sua vida e quer reencontrar-se com o seu verdadeiro “eu”.
Esta crise de identidade leva-o a viajar até Nova Iorque em busca do seu pai biológico, Walter Hobbs (James Caan), mas, quando o encontra, percebe que este não acredita no Pai Natal.
Daí em diante, somos convidados a entrar nas venturas e desventuras de Elf enquanto tenta fazer regressar o espírito de Natal à sua família biológica.
Esta comédia de Jon Favreau, com argumento de David Berenbaum, está disponível nas plataformas Netflix e Amazon Prime Video.
Como ver estes filmes
Porque nem sempre as televisões em sinal aberto incluem estes cinco filmes na sua programação de Natal, a melhor forma de adequar a disponibilidade dos seus familiares à transmissão destes clássicos passa, sem dúvida, por subscrever um ou mais serviços de streaming.
Para subscrevê-los rápida e facilmente, poderá utilizar um meio de pagamento tão tradicional quanto um cartão de crédito.
Além de ser, não raras vezes, a única forma de pagamento aceite pelas plataformas de streaming em compras online, o cartão de crédito é também o mais seguro, podendo ajudá-lo a poupar.
Mais ainda, se optar por um cartão específico, como o do UNIBANCO, poderá fracionar os seus pagamentos em três vezes sem juros e acumular cashback, uma funcionalidade que lhe permitirá receber de volta até 20 euros por mês (200 euros por ano) do valor que gastou em compras online no mês anterior.
Bons filmes e feliz Natal!
