Comprar online de forma segura

Comprar online de forma segura – As lojas online fazem parte das chamadas vendas à distância. Por isso, devem divulgar de forma clara e simples os termos e as condições de venda, com toda a informação sobre o uso dos dados pessoais e o direito de acesso, retificação e eliminação dos mesmos.

Tenha atenção à identificação do site

Antes de comprar qualquer produto ou serviço online, informe-se sobre a empresa que o está a vender. Se o site não tiver uma morada ou um contacto para o qual possa ligar, bem como informações sobre a política de privacidade e segurança é uma razão para desconfiar da sua veracidade. Informações como telefone, e-mail, chats e outros canais de contato ajudam a mostrar como a loja facilita a comunicação entre ambos e como poderá a loja poderá te atender caso tenha algum problema com a compra.

Mas, não basta a loja exibir essas informações. Se duvidar da idoneidade do site é necessário testar estes canais e fazer perguntas que ajudem a entender a confiabilidade do lojista. Estas medidas minimizam riscos e dão mais segurança na hora de comprar. Informe-se corretamente para não ser alvo de uma fraude.

Compare sempre os preços antes de comprar

Os preços de um determinado produto ou serviço podem variar de plataforma para plataforma. Os sites comparadores de preços são a ferramenta ideal, e que deve utilizar, para estes casos. Também os motores de pesquisa podem fornecer informações de preços noutras plataformas online.

Pesquise antes de comprar

Pode e deve utilizar plataformas como o Portal da Queixa para pesquisar sobre determinada marca ou empresa, uma vez que, neste tipo de sites consegue encontrar experiências de outros consumidores com esse mesmo produto ou serviço. Os depoimentos de alguns consumidores podem fazê-lo perceber se está ou não a fazer uma boa compra online.

Tenha atenção aos encargos adicionais

Verifique sempre se, associado à compra de um bem online, não lhe é apresentado taxas ou custos de envios adicionais. Verifique, também, prazos de entregas ou de execução dos serviços adquiridos, uma vez que ao adicionar estas opções à sua compra poderá ter surpresas desagradáveis na hora do pagamento final.

Se comprar algo proveniente da União Europeia, não necessita de pagar direitos alfandegários, algo que não acontece caso o seu produto venha de outros países como os EUA ou da China.

Selecione sempre o método de pagamento mais seguro – Antes de proceder ao pagamento final da sua encomenda, certifique-se que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra.

Comprar online de forma segura

Os pagamentos mais habituais são a transferência bancária e o cartão de crédito, mas se puder evite-os, uma vez que, são menos seguros.

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

O que é: É outra das formas mais utilizadas para realizar pagamentos de compras feitas pela internet. É prático porque pode fazê-lo através da internet, via homebanking, ou na caixa de multibanco mais próxima.

Vantagens: Prático, pode fazê-lo em qualquer lugar.

Desvantagens: Geralmente é exigido o pagamento antes do envio do produto. Este método também não é dos mais seguros, pois terá de fornecer os dados da sua conta.

CARTÃO DE CRÉDITO

O que é: É o método mais comum de pagamento por quem costuma andar às compras no espaço virtual. Para fazer compras na internet com o cartão de crédito apenas necessita do número, data de validade e o código de segurança.

Vantagens: É prático e generalizado, pois quase todas as pessoas têm um cartão de crédito.

Desvantagens: Tenha cuidado redobrado com a utilização do cartão de crédito na internet por causa das fraudes. Certifique-se da segurança do site antes de digitar o número, data de validade e código de segurança. Em relação a despesas, os cartões de crédito podem ou não ter uma anuidade e se pagar fora do prazo gratuito, estará a pagar juros.

OS MÉTODOS DE PAGAMENTO MAIS SEGUROS, SÃO OS EXEMPLOS SEGUINTES:

# ENVIO À COBRANÇA: só paga depois de receber a encomenda. Normalmente tem custos adicionais acrescidos e por isso nem todas as empresas o disponibilizam;

# MBNET

O que é: Se não confia em si para ter um cartão de crédito, a alternativa pode ser o MBNet – um cartão de pagamento virtual. Para se registar apenas necessita ter um cartão de débito associado à sua conta bancária. Depois é-lhe atribuído uma identificação e um código secreto. Sempre que quiser fazer um pagamento, aceda à página do MBNet e crie um cartão temporário, que só pode ser utilizado uma vez.

Vantagens: Este método é bastante seguro, uma vez que não é necessário colocar os dados do seu cartão de débito na internet.

Desvantagens: Se utilizar esta forma de pagamento frequentemente num site, é possível que este bloqueie o acesso à conta como forma de segurança, pois poderá ser fraude.

Comprar online

# PAYPAL

O que é: É um sistema de pagamento eletrónico bastante utilizado, em que pode pagar através da sua conta bancária ou do cartão de crédito (pode recorrer ao MBNet).

Para aderir basta registar-se no site e depois recebe o código. É com este código que poderá fazer as suas compras e carregar o Paypal.

Vantagens: Não há encargos para abrir uma conta do PayPal nem para comprar itens utilizando a sua conta do PayPal. Outra vantagem é que os seus dados não são revelados à loja online.

Desvantagens: Tal como o MBNet, se utilizar o Paypal demasiadas vezes num site, poderá ver a sua conta bloqueada.

# PAYSAFECARD

O que é: É um método de pagamento para lojas online ideal para os mais jovens, pois o plafond disponível não vai para além dos 100 euros. É rápido, prático e não é obrigado a fornecer o número de cartão de crédito ou qualquer outro dado relacionado com a sua conta. Este cartão pode ser comprado em qualquer loja Payshop e lojas CTT. No primeiro ano não cobra taxas administrativas, passado esse período passa a cobrar dois euros por mês.

Vantagens: É seguro para os mais jovens, pois evita que transportem dinheiro. O público-alvo são os jovens, pois o saldo disponível não vai para além dos 100 euros.

Desvantagens: O máximo que pode carregar o cartão é com 100 euros, o que limita a utilização aos mais jovens.

Comprar online de forma segura

Um último conselho, mas o mais importante, esteja sempre atento ao extrato do seu banco para confirmar se os valores debitados correspondem ao valor que gastou nas suas compras online.

Comprar online de forma segura
4,4 (88,75%) 16 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *