Quarta-feira, Outubro 20BLOGS
Shadow

Compra de um carro eléctrico – vantagens e desvantagens

São várias as marcas que comercializam carros eléctricos, para todos os gostos e carteiras. Atraídos pelo incentivo do Governo, muitos consumidores avançam para o negócio.

Vantagens

A grande vantagem ambiental é uma das suas principais particularidades,  com emissões nulas de CO2, o que possibilita a mobilidade nos centros das cidades cada vez mais restritos, por toda a Europa, a viaturas a combustão.

O custo de utilização do veículo eléctrico é também muito menor, quer no que diz respeito a custo por quilómetro – cerca de um terço ou menos quando comparado com um veículo a combustão – quer no que diz respeito a custos de manutenção, visto que não necessitam de mudanças de óleo regulares.

As viaturas eléctricas apresentam uma grande vantagem na condução urbana, sem necessidade de recorrer á embraiagem e com uma transmissão que utiliza as travagens frequentes para renovar a energia de travagem e o carregamento das baterias.

Os veículos eléctricos mantêm, por enquanto, um pacote de benefícios fiscais para particulares e empresas, assim como o apoio à aquisição e a não tributação autónoma nas despesas de carros eléctricos.

Algumas autarquias consentem o estacionamento gratuito ou a preço reduzido.

Desvantagens

A autonomia é apontada sempre como a principal desvantagem, mas a mesma tem vindo a ser aumentada pelo desenvolvimento tecnológico apresentado pelas marcas. No entanto, as baterias ainda não permitem uma autonomia proporcional à dos automóveis movidos a combustíveis fósseis.

O carregamento das baterias é também um problema devido à menor oferta de postos de carregamento de carros eléctricos, nomeadamente se morar no interior do país. O tempo para carregar um carro eléctrico é também muito mais elevado do que o tempo necessário para abastecer um depósito de combustível.

O tempo de vida útil de uma bateria para veículos eléctricos não é muito elevado, havendo a necessidade de proceder à sua troca. Certas marcas facultam o aluguer, havendo um custo regular a ser pago à marca.

O preço é também um factor diferenciador. O investimento inicial para a aquisição de um veículo eléctrico permanece mais elevado, embora o desenvolvimento tecnológico e a produção em escala permita uma redução cada vez mais rápida do intervalo de preço.

A tendência é que com o desenvolvimento tecnológico os carros eléctricos tenham maior autonomia, custos mais baixos e sejam mais fiáveis.

Votos: 25 | Pontuação: 4.7

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *