BLOGS:
Shadow

Johnny Hachem sobre a música contemporânea

Tem actuado na Europa, Ásia e Médio Oriente. Falou-nos hoje sobre o impacto da Internet na composição musical.

Johnny Hachem

Johnny Hachem, o compositor e pianista ucraniano libanês de renome mundial, que ganhou vários prémios internacionais e, mais recentemente, o 3º prémio no concurso “Classic pure Vienna International Composition”. Tem actuado na Europa, Ásia e Médio Oriente. Falou-nos hoje sobre o impacto da Internet na composição musical.


A Internet teve um impacto drástico na composição musical contemporânea ao longo das últimas décadas. A Internet não só teve impacto na produção musical, mas também na transmissão, preservação, performance e composição de música. A indústria da composição e da gravação foi a que mais sofreu devido à mudança tecnológica, especialmente no que diz respeito às vendas unitárias de música gravada através das empresas multinacionais de distribuição e gravação. O gabinete de estatísticas do trabalho salienta que o emprego nas indústrias de gravação de som tem vindo a decrescer constantemente desde 2001, caindo quase para metade em 2012 (BLS, 2013).

A Internet tem facilitado a partilha de ficheiros, o que tem tido um impacto negativo na indústria musical. Outros factores que facilitaram o declínio incluem a presença de géneros contemporâneos, reacções negativas de preços elevados, e o aparecimento de modos de acesso à música mais baratos. As perturbações tecnológicas na música contemporânea forçaram os indivíduos a incluir outras actividades lucrativas, tais como a actuação ao vivo, o ensino da composição e produção musical, e a venda de mercadorias.

As pesquisas indicam que, embora a partilha de ficheiros reduza as vendas de álbuns, aumenta a procura de concertos ao vivo. Assim, os artistas podem decretar a partilha de ficheiros, mas muitas vezes ou apoiam ou são indiferentes a esta prática.

Os artistas também têm utilizado a Internet para tomar o controlo do seu destino. Há mais bestsellers compostos por independentes, resultando num aumento global da diversidade da música disponível. Outras provas provenientes dos EUA, Suécia e Espanha revelaram um aumento nas receitas dos concertos (Albinsson, 2013). Tal como a experiência oferecida no teatro, o mercado de concertos oferece um elemento social não descarregável que pode sustentar os rendimentos dos músicos de topo. A ascensão de artistas independentes continuará a criar múltiplas mudanças na indústria musical contemporânea”.

Votos: 26 | Pontuação: 4.7

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.