BLOGS:
Shadow

A estrela em ascensão na época 2022/2023: Khvicha Kvaratskhelia

O extremo de 21 anos tem sido um dos grandes destaques na temporada positiva do Nápoles, quer para a Serie A, quer para a Champions League. Kvaratskhelia tem feito esquecer Mertens e Insigne do clube italiano, e devido às suas boas performances, segundo cita o CNN, já há que o apelide de Kvaradona.

Biografia

            Desconhecido até à época 2022/2023, Kvaratskhelia apareceu do nada na ribalta do futebol europeu. Começou a sua carreira no Dínamo de Tublisi, na sua cidade natal, em 2017. Na mesma época é comprado pelo FC Metalurgi Rustavi, da Gerórgia, onde fez 18 jogos com 3 golos e 3 assistências. Teve uma curta passagem pelo Lokomotivo de Moscovo, que queria ficar com ele, mas as partes não chegaram a entendimento. Após voltar do empréstimo é vendido ao Rubin Kazan, onde permaneceu 3 épocas ao serviço do clube russo. No total fez 73 jogos, tendo assinado 9 golos e 9 assistências. Em 2021/2022, a meio da época volta à Geórgia, seu país natal, para representar o Dínamo de Batumi, onde apenas permaneceu meses , tendo sido o MVP da liga, com 11 jogos, 8 golos e 2 assistências. Na época de 2022/2023 o Nápoles pagou 10M€ para o assegurar ao Dínamo de Batumi, e hoje tem preço de mercado, segundo o Transfermarket em 60M€.

Características ofensivas

            Kvaratskheliatem sido caracterizado como um extremo de “retrocesso” devido aos seus recuos e avanços ao longo da ala esquerda. É um extremo forte, que vai ao choque sem medo, ganhando muitos duelos com o corpo. Baixa a cabeça e corre com a bola no pé.

            O georgiano é destro, e gosta de fazer diagonais para o meio, no entanto tem no seu pé esquerdo um ponto a melhorar, pois hesita na tomada de decisão com esse pé, e há vezes que acaba por ficar sem a bola. A velocidade do georgiano é um dos seus pontos fortes, e usa-a para atacar as alas, o que acontece que em alguns casos perde o controlo da bola e acaba por ficar sem ela. No entanto, quando consegue passar, cria situações de golo, onde pode assistir, ou marcar.

            Não é jogador para pausar o jogo nos momentos vitais. O camisola 77 do Nápoles, da liga italiana, vai para cima dos seus adversários a todo o vapor, conquistando muitas das vezes faltas perigosas ou penaltys. Com o passar da época tem sido recorrente ver Kvaraskhelia em situações de 1vs2, e quando o georgiano consegue o drible ou o passe, cria situações de muito perigo, servindo, por vezes o lateral esquerdo português Mário Rui.

            O extremo é um vagabundo. Deambula da esquerda para o meio, se for preciso volta à esquerda, dribla, passa a bola, ou remata. É muito imprevisível o que o jogador de 21 anos vai fazer quando tem a bola no seu pé: tanto pode marcar um golo com toda a classe e subtileza, como pode rematar com bastante força para a baliza.

            Kvaradona tem 17 jogos pelo Nápoles. Conta com 8 golos e 8 assistências.

Votos: 8 | Pontuação: 4.1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *