Seo para lojas OpenCart

1° – Ambiente de teste

Atualmente tenho visto muitas empresas que trabalham com desenvolvimento de loja virtual, que quando estão em ambientes de testes, deixam o mecanismo de busca indexá-lo. Sendo assim, recomendo que utilizem o noindex ou bloqueie o diretório pelo robots.txt. Com isso, evitará trabalho com redirecionamentos das páginas que foram rastreadas pelas novas urls.

Para bloquear com o no index bastar acessar o seu servidor e as seguintes pastas:

catalog-> view → theme → seu tema → template → common -> header.tpl , basta adicionar <meta name=”robots” content=”noindex, nofollow” /> abaixo da tag <title></title>

Para fazer esse procedimento através do robots.txt, você terá que criar um arquivo chamado robots.txt e incluir a regra:

User-agent: *

Disallow: /

Agora salve o arquivo e coloque-o na raiz do servidor.

Obervação: Caso a sua loja não esteja na raiz do servidor você deve colocar o robots.txt  na pasta na qual se encontra a loja virtual.

2° – On page

Apesar do termo SEO “On page” se refira a tudo do domínio, vamos utilizá-lo “On page” neste contexto apenas para a página específica.

É fundamental ter em mente a qualidade dos produtos / informações que você irá publicar em sua loja virtual, lembre-se que o foco do google é sempre trazer o melhor resultado para o usuário. Atualmente existe dois tipos de título de páginas, o do produto e o da janela, que se encontra na tag <title> do site. É preciso que ambos sejam escolhidos corretamente porque enquanto o primeiro será responsável pela linkagem interna de sua loja virtual, o segundo será responsável pelo título da janela (ou aba), lembre-se que é um dos critérios mais importantes para o mecanismo de busca.

Para você alterar os títulos da sua página basta acessar: Catálogo → Produtos clique em editar, colocar o título desejado. Por padrão o opencart coloca o mesmo título na página do produto e na janela do navegador. É fundamental que o título do produto na página esteja utilizando as tag html <h1>Título do produto</h1>. Lembra-se que é fundamental utilizar os headers h1, h2 corretamente, com isso conseguimos ter uma estrutura robusta.

Também é importante otimizar as imagens, sempre que for possível coloque o nome da imagem com alguma palavra-chave relacionada aquele produto, exemplo: Salve o arquivo como tenis-nike-shox-7-molas.jpg, em vez de DSC_2202893.jpg

2.1 – Breadcrumb – Navegação estrutural

O Breadcrumb ou navegação por migalhas de pão, é uma técnica na qual informamos aos usuários a localização dele no site e também tornamos evidente para o google sua profundidade . Por padrão o opencart já possui uma função no qual retorna o breadcrumb para nós. Recomendo que caso você não tenha uma noção em programação, que solicite a empresa no qual desenvolveu a sua loja virtual que implemente o mesmo.

<?php foreach ($breadcrumbs as $breadcrumb) { ?>

<?php echo $breadcrumb[‘separator’]; ?><a href=”<?php echo $breadcrumb[‘href’]; ?>”><?php echo $breadcrumb[‘text’]; ?></a>

<?php } ?>

Atualmente os temas do opencar e free pagos vem com o breadcrumb funcionando corretamente.

2.2 Title, Meta Description e Meta Keywords

Para otimizar cada página de produto é fundamental que os títulos e meta description dos produtos não sejam repetidos, pois os mecanismos de busca não irão posicionar bem uma loja virtual que possui conteúdo duplicado.

O title deve ter até 70 caracteres, mas ele irá cortar o seu título até no caracter 63. Já na meta description temos que ter até 156 caracteres, caso contrário aparecerão as primeiras palavras do texto.

Em 2009 o google anunciou que a meta keywords não possui mais valor para o posicionamento, com base nisso e mais em alguns testes acredito que não vale mais a pena perder muito tempo com elas, em um e-commerce há bastante coisa para ser feita, foque somente no que é mais importante, caso queria saber clique aqui.

3° – Url dinâmicas

Sabemos que os buscadores preferem que a url tenha uma estrutura com categorias, subcategorias, produtos, ao invés de site.com.br/index.php?route=product/product&product_id=43.

No OpenCart é muito fácil fazer essa configuração, basta modificar em sua loja online o nome do arquivo “htaccess.txt” para “.htaccess“ (este arquivo vem junto com o pacote zipado do OpenCart).

Para configurar a url dinâmica no OpenCart você precisa ir em: administração de sua loja, menu Sistema->Configurações, localize a aba Servidor e a opção Usar URL amigável e selecione Sim.

Observação: Caso a sua loja esteja em uma sub-pasta você terá que acessar o .htaccess e colocar o nome da pasta, exemplo seu site está em: www.seuecommerce.com.br/loja, basta alterar o RewriteBase / para RewriteBase /loja/.

Para alterar as urls manualmente você pode ir a Catálogos->Produtos e selecionar um produto, clicar em Editar, localizar a aba Dados e a opção URL amigável e digitar o nome do seu produto. Mas, lembre-se, não use acentos, “ç”, sinais de pontuação ou espaço entre o nome, para separá-lo do produto use “_” ou “-”, depois clique em Salvar, ou você pode fazer essas alterações direito no banco de dados.

Caso você tenha ficado com dúvida nessa parte, recomendo que leia esse guia sobre url amigável para opencat.

4° – Conteúdo duplicado

4.1 www VS sem www

Sabemos que os mecanismos de buscas não gostam de páginas duplicas, verifique se a sua loja virtual está sendo acessado com www.seoparaopencart.com.br e seoparaopencart.com.br, caso você esteja tendo o problema , basta configurar o mesmo utilizando o cpanel do seu site, é só logar no cpanel e ir em: Domínios -> Redirecionar, ou então fazer isso via .htacess

RewriteEngine on

rewritecond %{http_host} ^seoparaopencart.com.br [NC]

rewriterule ^(.*)$ http://www. seoparaopencart.com.br/$1 [r=301,NC]

4.2 Descrição dos produtos.

O opencart possui um ótimo editor de texto que temos a possibilidade de utilizar negrito, itálico, imagens, vídeos, links, tabelas e afins, com isso a maioria das pessoas responsáveis pelo o conteúdo da loja virtual não se preocupa com o conteúdo e acaba colocando aquela descrição que o fabricante envia. Isso é um grande erro que muita gente comente, quando você utiliza o conteúdo que o fabricante envia, estará gerando uma enorme quantidade de conteúdo duplicado em sua loja virtual. Às vezes não é possível editar todos os produtos de uma vez. Então, recomendo que você selecione uma quantidade de produtos por semana / mês para ir editando um a um, com uma descrição de qualidade única, com isso você vai ter uma descrição do seu produto bem trabalhada trazendo informações úteis aos compradores da sua loja virtual, lembre-se que e seo não e para o google e sim para os visitantes do site.

5° Links internos

Aumente a linkagem interna do seu e-commerce entre os produtos, sempre ao cadastrar produtos verifique se não existe nenhum produto no qual você pode associar ele a outro, por exemplo: Você está cadastrando um computador, então coloque produtos relacionados a impressora.

Para fazer essa ação no opencart clique em: Catálogo → Produtos, escolha-o e clique em editar, encontre a aba ligações e o item relacionado no formulário. Basta escrever o nome do produto e salvar.

6° – Criar sitemap no opencart

Com sitemap conseguimos enviar as urls da nossa loja virtual para o google de uma forma eficiente e prática.

Para configurar o sitemap no opencart basta acessar extensões → Feed de produtos encontre o item google sitemap e clique em instalar, feito isso clique em editar, lá você terá acesso a url do seu sitmap.

7°  – Configurando corretamente o robots.txt no opencart

Primeiramente o que é robots.txt?

Robots.txt é um padrão no qual foi criado em que cada site / loja virtual pode incluir na raiz do servidor esse arquivo que tem a finalidade de dizer aos robôs de buscas quais páginas eles podem visitar.

Por padrão tenho utilizado essa configuração:

User-Agent: *

Disallow: /admin/

Disallow: /install/

Disallow: /cache/

Disallow: /library/

Allow: /

Com o Disallow bloqueamos pastas no qual não queremos deixar os robôs acessa-lás, com isso evitamos que o google economize o tempo e rastreando somente o que é necessário.

8° – Verificação de erros inks quebrados

Depois de configurar a url amigável é fundamental verificar se todos os links estão corretos e, com isso, não gerar o erro 404. Para fazer essa confirmação utilize a ferramenta xenu, basta fazer o download dela aqui, depois do download feito e instalado, basta ir em file -> Check url, e colocar a url da sua loja virtual.

9° – Google webmasters tools

Por último, mas não menos importante, cadastre a sua loja virtual no Google web master tools, lá conseguirá informações sobre a saúde do seu site. É fundamental verificar essa ferramenta diariamente, pois qualquer problema que o googlebot encontre em não acessar seu site, exemplo problema no dns, essa informação será encontrada facilmente no webmasters tools.

Algumas questões que abordei sobre seo para OpenCart, podem ser utilizadas em qualquer plataforma de e-commerce e são feitas para o melhor desempenho da sua loja virtual.

Seo Opencart

Comentários

  1. loja textil || at

    muito obrigado
    textos muito importantes

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*