Web design responsivo

Web Design Responsivo

Web design responsivo, como o nome já diz, é uma forma de construir um website de modo a que este “responda”, ou melhor, que se adapte ao dispositivo onde está a ser consultado, podendo ser um desktop, um laptop, um tablet ou até um smartphone.

Web Design Responsivo

Cada vez mais pessoas estão a utilizar dispositivos móveis para aceder à Internet, sendo que 2013 foi considerado por muitos o ano do “Web Design Responsivo”, criando uma nova exigência na indústria do desenvolvimento web.

Web Design Responsivo

Web design responsivo

Web design responsivo

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem um ecrã pequeno, os elementos reorganizam-se para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo/resolução.

Os ecrãs com menor resolução também não podem ser ignorados. E se você pensa que desenvolver uma versão mobile para o seu site é uma perda de tempo esta muito enganado.

Web design responsivo

Web design responsivo

Uma pesquisa internacional comprovou que os smartphones ultrapassaram os computadores pessoais em vendas. Em 2010!  Tentar fazer um layout diferente para cada aparelho também é loucura… São tantos sistemas operacionais e browsers diferentes que dá até crise de ansiedade a quem os desenvolve. Eleger apenas um, como o iPhone por exemplo, é privilegiar os donos de uma determinada marca e negar acesso a uma quantidade enorme de outros usuários… É! 960 pixels não são mais suficientes… E agora?

O design responsivo pode não ser a solução definitiva, mas está nas nossas mão criar o conceito que seja!

O Design Responsivo usa Media Queries, que numa tradução livre é consulta de media. São expressões que direcionam o visitante do seu site para uma folha de estilos diferente de acordo com o dispositivo que ele estiver a utilizar.

O Google está a lançar uma atualização onde irá penalizar sites não responsivos. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos motores de busca e aumentar a relevância.

Converta a sua loja oscommerce, opencart ou magento em Mobile.

Clique Aqui para mais informações.

Ou contacte lojas@ptnet.net

Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*