Ferramenta de Rejeição de Links (Disavow)

Matt Cutts anunciou a nova ferramenta para negar backlinks:

Olá a todos. Acabamos de lançar uma nova ferramenta chamada “disavow links tool” que permite dizer ao Google quais links apontando para seu site você gostaria de ignorar. Deixe-me dar a você um pouco de contexto, falar sobre como ela funciona, e, basicamente, dar-lhe os detalhes.

Enquanto o Google está ficando melhor e melhor em avaliar backlinks, há algumas pessoas que mais ou menos querem limpar seus backlinks. Talvez você, ou alguém por você, tenha pago por links. Você pode ter feito spam em blogues, comentários, fóruns, guestbooks, etc. Talvez você tenha pago a alguém para escrever alguns artigos de baixa qualidade e distribuir em todo o lugar com algum texto âncora muito rico em palavra-chave. E talvez o Google lhe enviou uma mensagem que diz: “Nós temos visto links não-naturais para o seu site” ou “Tomamos ação específica em alguns links não-naturais apontando para o seu site.” E, consequentemente, você quer limpar esses backlinks.

Bem, em primeiro lugar, a principal coisa que recomendamos é conseguir remover esses links da web. Se uma pessoa qualquer verificar os links para seu site, você não quer ver um monte de links de spam. É bom fazer uma limpeza para outros fins. Você não quer que eles tirem conclusões precipitadas. Também é bom para que os outros motores de busca não vejam links de spam para o seu site. Nós recomendamos que você escreva para as pessoas, tente retirar o link do ar e, basicamente, remova o maior número possível desses backlinks.
Agora, ao mesmo tempo, percebemos que, às vezes, não é possível entrar em contato com toda a gente. Assim, chegando no ponto em que você escreveu para tantas pessoas quanto você puder várias vezes, você realmente se esforçou para entrar em contato, e você só foi capaz de conseguir uma porção desses links removidos, e há ainda uma pequena fração de links em falta, aí é quando você pode usar a nossa nova ferramenta, chamada “disavow links tool”.

Então, como é que funciona? Bem, em primeiro lugar, você precisa descobrir “Quais os links que eu deveria rejeitar?”. Você deve ter uma boa idéia, mas existem algumas formas que você pode explorar. Primeiro, você pode olhar para seus links recentes. Vamos mostrar-lhe, agora, o Google permite que você baixe uma lista de links ordenados pela data em que os descobrimos. Assim, você pode olhar para os links mais recentes, se você acabou de receber uma mensagem ou um aviso sobre links não-naturais. Estamos trabalhando em formas de providenciar links no próprio aviso de links não-naturais, então vamos de fato, no texto dessa mensagem, dar-lhe talvez um, talvez dois, possivelmente até três exemplos dos tipos de links que estamos falando. Agora, esta não é uma lista exaustiva. Estamos dizendo: “Estes são os tipos de ligações que estamos tentando ignorar, ou que não contam, ou que achamos que são de baixa qualidade ou spam.” E assim, a mensagem não significa “Remova os dois ou três links e agora faça um pedido de reconsideração.” É para dar-lhe uma idéia dos tipos de links, se é um banco de artigos de baixa qualidade em que você estava publicando, ou se é uma rede de link pago, ou qualquer outra coisa. Os tipos de links que nós gostaríamos de ver removidos.

Assim como você realmente usa a ferramenta? Como pode você negar links? É realmente muito simples. Queremos reiterar que a maioria das pessoas não precisam usar esta ferramenta. Houve um pouco de alvoroço nos últimos meses em que algumas pessoas realmente queriam limpar seus backlinks. Mas se você é uma “mãe ou pai” normal, se você está apenas fazendo os tipos normais de coisas, você não está fazendo um SEO muito agressivo com todas as redes de links estranhos ou coisas assim, esta não é uma ferramenta que você precise usar em qualquer tipo de circunstâncias normais. Então, quando você carregar a ferramenta, você irá ver um monte de avisos a lembrá-lo que, em circunstâncias normais, você não deve precisar de usar isso. Só se você recebeu uma mensagem, se você realmente acha que há um problema com seus backlinks, e você realmente quer fazer uma limpeza, e você é um usuário avançado e se sente confortável fazendo coisas técnicas.

A primeira versão da interface que estamos lançando reflete isso. É basicamente a capacidade de fazer upload de um arquivo de texto contendo links que você gostaria de ignorar. Então, o meu site, por exemplo, é mattcutts.com. Suponha que eu quero ignorar um link de example.com/page.html. Você simplesmente cria um arquivo de texto que diz “example.com/page.html” e você carrega isso. Assim, o formato é apenas um URL por linha. Tentamos torná-lo relativamente fácil. Suponha que um site pornô, pornsite.com, está linkando para você. E você quer ignorar todos os links desse domínio. Você pode dizer “domain:pornsite.com” Você também pode colocar comentários com o caracter de cardinal, você pode documentar os esforços que fez para tentar a remoção desses links ou dar um pouco mais de contexto. E então você basicamente só faz upload desse arquivo de texto.
É um arquivo de texto para um domínio. Então, se você tem vários proprietários registrados, e você deseja adicionar ou editar ou atualizar esse arquivo, nós providenciamos uma maneira de baixar o arquivo. Então você seria capaz de editá-lo. Você pode adicionar outro link para ignorar, ou qualquer coisa desse tipo. Se você quiser, você pode esvaziar esse arquivo e subir novamente e nós vamos processar isso.

Rejeição de Links

Agora, o que o Google realmente faz quando você diz: “Eu quero que o Google ignore este link”? Nós tratamos isso como uma sugestão muito forte, mas não como algo que absolutamente temos que respeitar. E antes que você fique nervoso ou preocupado, essa é exatamente a mesma metodologia que usamos para rel = “canonical”. Temos visto alguns caras que têm um site, e eles dizem: “Oba, vou colocar rel canonical aqui” e resulta num 404, e eles estão atirando no seu próprio pé. Então, nós nos reservamos o direito de olhar para as coisas e dizer: “Bem, achamos que isto é algo que o usuário não pretende fazer.” Mas, em circunstâncias normais, vamos levá-lo como uma sugestão muito forte e, basicamente, tratá-lo tal como lidamos com “nofollow”. Largando esse link para fora do nosso processamento.

Nós estimamos que levará provavelmente semanas, uma vez que você carregue sua lista de links a rejeitar, para todos os links serem negados, porque temos que rastrear as páginas novamente, reindexar essas páginas e reprocessá-las, a fim de anexar o atributo que diz: “Ok, este link não vamos mais tratá-lo com o mesmo peso. Nós gostaríamos de tratá-lo com peso zero.” Então pode passar uma quantidade razoável de tempo. Se você está fazendo um pedido de reconsideração, eu mencionaria explicitamente: “Atenção, eu rejeitei links”, para que possamos tentar verificar isso quando a equipe de web spam estiver investigando.

Rejeição de Links

A outra coisa que eu diria é que esta é uma ferramenta para usuários avançados. Não queremos que as pessoas se entusiasmem demasiado. A maioria delas não precisa usar isto. Apenas use se você tiver boas razões para pensar que você precisa. Decerto alguém vai perguntar: “Bem, se eu quiser deixar de negar um link e voltar a considerá-lo?” E a resposta é: “Isso vai demorar ainda mais.” Então eu diria, uma vez que você vai rejeitar um link, certifique-se que é um link que você realmente quer negar, que você não quer que ele conte mais, porque vai demorar ainda mais tempo, e poderemos não lhe dar o mesmo peso, se voltarmos a permitir que ele seja considerado. Assim, apenas dê uma olhada nos links que foram fornecidos como exemplos ou os links que você acha que são realmente spam, e esses são os que você realmente quer rejeitar. Tente o máximo que puder para limpar as coisas de antemão e, em seguida, use a ferramenta de disavow, se você se sentir confortável.

A última coisa que eu quero reiterar, e eu quero realmente que entenda: a maioria das pessoas não precisa usar isso. Nós construímos nossos algoritmos e olhamos para o nosso processamento de spam de tal forma que, na maioria dos casos, lidamos com coisas muito bem. Um número muito pequeno de pessoas estão recebendo essas advertências de links não naturais. No contexto de toda a web, a maioria das pessoas não precisa estar usando esta ferramenta. É também uma ferramenta avançada, assim como rel=”canonical”. Se você fizer rel=”canonical” para algum lugar que não existe, é possível estar atirando no próprio pé. Então tenha cuidado. Não vá à toa subindo uma tonelada de arquivos, do tipo, “Ok eu tou mudando um monte de coisas de cada vez.” Você realmente quer fazer talvez uma auditoria de seus backlinks para ter uma idéia dos que parecem realmente spam, ou os que, de acordo com desenvolvimentos recentes, parecem não ser links que devam contar. Esses são os links que você pode querer considerar rejeitar.

Rejeição de Links

Sei que, mesmo dizendo isso a todos, ainda haverá um monte de gente que logo correrá para a ferramenta de rejeitar links. Mas, novamente, sempre que estamos fazendo pedidos de reconsideração, vamos olhar para o conjunto de links que existia antes. E aí vamos fazer verificações; nós vamos dar uma olhada assim: “Aqueles links estão fora da web?” Portanto, não pense imediatamente “essa ferramenta é a resposta para todos os meus males!” Você também vai querer remover links para fora da web em primeiro lugar. E esta é uma ferramenta avançada. É algo em que é possível, no processo de falar para o Google ignorar links para seu site, acabar fazendo erros. Assim, deve abordar com cautela. Eu não saltaria logo para ela. Se você não tiver usado o seu próprio SEO, se você não tiver usado redes aleatórias de links que você encontrou em fóruns de SEO, esta ferramenta provavelmente não é algo que você deve usar. Eu só quero tentar repetir isso. Esperemos que toda a gente possa lembrar os outros disso se as pessoas falarem sobre isto em fóruns ou conferências ou seja onde for.

Rejeição de Links

Mas estamos muito animados por sermos capazes de oferecer isto porque todos nós temos ouvido de SEOs que tentam fazer uma limpeza. Há um nicho inteiro para pessoas, para SEOs, cujo trabalho é limpar backlinks. E esta é uma ferramenta que faz parte desse arsenal, para depois de ter feito as limpezas que você pode fazer. Então nós estamos muito felizes por estar oferecendo esta opção. E obrigado por todos os comentários às pessoas que pediram isto. Deixe-nos saber o que você pensa sobre isto, e depois vamos continuar a iterar e olhar em outras formas de melhorar. Obrigado.

Rejeição De Links

Necessita de ajuda, contacte: www.ptnet.net ou geral@ptnet.net

Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*