Tratamento para as Varizes

Actualmente muito se diz sobre o tratamento contra varizes através de cirurgia. Apesar do nome, é um procedimento simples de remoção das veias já inúteis, que é feito por um médico que as retira e deixa inactivo aquele ‘caminho’. O paciente sai no mesmo dia do hospital, mas a recuperação leva algumas semanas.

As varizes ocorrem devido a um inchaço das veias, o que acontece devido a uma má circulação do sangue que aumenta a pressão nas paredes das veias e as deforma. Costumam aparecer nas pernas e é mais frequente serem as mulheres a tê-las, mas também acontece nos homens e tornam-se bastante dolorosas. Por isso, é importante, especialmente com o passar dos anos, prevenir o aparecimento das varizes.

Quando se desenvolvem varizes e derrames, estamos perante uma situação de doença venosa que terá tendência a agravar-se, na ausência de tratamento. Esta condição deve-se à dificuldade que as veias das pernas podem ter em fazer a adequada drenagem do sangue venoso. Esta dificuldade pode ser causada por obstrução ou por incompetência das válvulas unidireccionais que impedem o refluxo sanguíneo.

creme varizes

Quando surgem alterações na cor e consistência da pele e esta se torna acastanhada, descamativa e endurecida, estes podem ser os sinais precursores de uma úlcera varicosa, situação clínica incapacitante, de difícil tratamento, e com impacto significativo na imagem e auto-estima.

O levantamento de pesos coloca uma pressão extra sobre as pernas, aumentando assim a probabilidade de vir a desenvolver varizes. Algumas condições como, problemas cardíacos, falência hepática e tumores abdominais também contribuem para a formação de veias varicosas. A hereditariedade é outra das causas em muitas pessoas. A deficiência em vitamina C e em bioflavonóides pode enfraquecer a estrutura de colagénio na parede das veias, levando a veias varicosas.

Se as varizes são leves ou apenas se apresentam em forma de aranhas vasculares, pode-se utilizar uma serie de remédios caseiros para as combater e fazê-las desaparecer, eliminando ao mesmo tempo o cansaço e a sensação de pernas pesadas.

Tratamento para as Varizes
4,8 (95,24%) 21 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*